- H representa hardness, dureza; - F representa fine, fina (ponta fina); - HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita.
Basicamente, a letra “B” é a inicial da palavra inglesa Black (preto) e o número que o acompanha mostra a intensidade da maciez do grafite, ou seja, quanto maior o número, mais grafite será liberado, intensificando a tonalidade de cinza e aproximando-a da cor preta.
As graduações HB (“hard/black”) representam um grafite de dureza média, utilizado para escrita clara e visível, e a variação F (referência à palavra “fine”) produz um traço fino e resistente.
HB | Balanceado entre o B e o H. Além das letras, os grafites também são separados por números, que formam uma escala do mais rígido para o mais macio. Quanto maior o número, mais marcante é a característica representada pela letra. Por exemplo: O lápis 6B é mais macio e mais escuro que o 2B.
Quanto maior a sua graduação, mais claros são seus traços. O lápis HB é o mais comum e usado, por mesclar as características do H e B. O lápis B tem mais grafite puro. O que o torna mais preto e macio.
26 curiosidades que você vai gostar
Lápis B – Este já é o oposto ao H, é mais macio e seu traço é mais escuro. São ótimas para fazer traços finos e precisos tais como prédios, casas, cabelos e pelos; pois possuem diversificados tamanhos de espessura de grafite.
Os lápis grafite de tipo 4B podem ser utilizados para desenhar cabelos, os de 6B se dão bem na composição de sombras e os mais pigmentados e macios, como os tipos 8B e 9B, são muitos utilizados para fazer contorno de desenhos e preenchimento de áreas escuras.
Os grafites podem ser classificados pela sua dureza, do mais suave (macio), que resulta o preto, ao mais duro, que resulta num acinzentado (grafite). Acredita-se que este sistema de classificação foi desenvolvido por um fabricante de lápis da Inglaterra no início do século XX.
As lapiseiras mais utilizadas são as com mina de grafite 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9 mm. Os grafites 0.3 e 0.5 fazem traços mais finos e proporcionam uma escrita leve e sem borrões, além de serem ótimas para fins artísticos, porém, são mais frágeis. Por isso, são indicadas para quem tem um toque mais sutil.
O bacana é que você tenha, pelo menos, um HB ou B (para os esboços), um 2B ou 3B para o traçado definitivo, e um 5B ou 6B para trabalhar a gradação dos tons. Lembrando que, quanto maior a gradação do lápis, mais poroso e macio ele será.
Por exemplo, o lápis 9H é o mais duro, e consequentemente, o que tem o traço mais fraco. Já o lápis 9B é o mais macio e tem o traçado mais forte.
B (brand/black): grafite mais macio e preto. HB (hard/brand): grafite com características de B e H, ou seja, média dureza. F (fine): grafite com ponta mais fina.
O grafite 0.3 mm é o mais fino e é perfeito para dar precisão a áreas pequenas. Os grafites 0.5 mm e 0.7 mm são os mais comuns, e o 0.9 é um grafite mais espesso, perfeito para sombreados. A lapiseira é um produto versátil, que pode ser usado desde a infância até em vários ramos de atividade profissional.
A nomeclatura vai de 9H a 9B, passando pelos tipos F e HB, o que varia de acordo com textura e espessura. Isso influencia muito nos efeitos do desenho. Os lápis tipo H são mais finos e têm o grafite mais duro. Já os tipo B são macios, com o grafite mais grosso e suave.
O grafite 3D é baseado na perspectiva gráfica, que trabalha a profundidade e a escala do tamanho através do ponto de fuga e pintando sem utilizar traços de definição. Esse tipo de desenho é usado apenas com degrades de tons de acordo com a sombra e a luz.
A mina grafite até 0.5 mm é recomendada para os traços finos e para a escrita leve. A mina grafite de 0.7 mm é aconselhada para a escrita um pouco mais forte. Já a mina grafite de 0,9 mm é perfeita para os traços grossos e mais resistentes. Já as outras mais grossas são recomendadas para o uso artístico em geral.
Conheça os tipos de grafites
As graduações padrão disponíveis incluem os seguintes tipos: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número H (referência à palavra inglesa HARD/duro), mais claro e mais duro é o traço.
As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm. Cada uma das espessuras mencionadas possuirá aplicações específicas.
Veja os tipos de grafite e o que cada um deles representa.Tag. É a assinatura do "writer" ou grafiteiro. ... Crew. Grupo de grafiteiros que se juntam para realizar trabalhos grandes.Stencil. O stencil é o grafite feito através de um molde. ... 3D. O nome diz muita coisa também. ... Wild Style. ... Personagem ou Boneco. ... Thrown Up. ... Bombing.
Quais são as marcas mais conhecidas de lápis para desenho realista?Staedtler Mars Lumograph;Mitsubishi Hi-Uni;Caran d Ache Grafwood;Tombow Mono 100;Staedtler, sendo este o que mais usamos e indicamos em nosso Curso Virtual.
Os lápis de esboço mais usados são os de cor sépia (marrom escuro), sépia claro (marrom claro), sanguínea (marrom avermelhado, quase tom de argila), e cinza claro. Esses matizes são muito usados por serem suaves, portanto, fáceis de “desaparecer” debaixo de camadas de tinta. Porém, nem só para isso servem esses lápis.
Entre as melhores opções de lápis de cor profissionais está o estojo da Uni-Ball. A maciez do núcleo faz com que esses lápis para desenho profissional sejam fáceis de usar, contribuindo para colorir desenhos, espalhar a tinta, mesclar cores e outras técnicas.
Quando o objetivo for desenhos lineares, ou escrita de forma linear, a sugestão é que o lápis, para desenho, e a lapiseira, para escrita, seja de uma dureza média, disponível entre HB ou F. No caso de desenhos técnicos, os grafites mais rígidos dão mais firmeza e permitem um traço mais forte, que marca.
H ou 2H – utilizar em desenho técnico; 3H a 5H – utilizar em gráficos e desenho detalhado; HB ou F – utilizar para escrita; 6H a 9H – utilizar em litografia, xilografia ou outros fins específicos.
Para os primeiros anos de manuseio, o mais indicado é o lápis HB Big, com formato triangular e mina de 4mm. Na linha dos mais tradicionais, o destaque é para o lápis preto HB, com e sem borracha na ponta.
Quando tirar a soneca da manhã?
Como é feito o teste de equilíbrio?
O que é felicidade para Seligman?
Quanto ganha um residente em cirurgia geral?
Como funciona diária de motorista?
Qual a diferença entre a Grécia Antiga e atual?
Quem utiliza o sistema de amortização americano?
Pode dar vitamina Cê complexo B para cachorro?
Como saber se seu chefe vai te promover?
Como neutralizar os riscos Ergonomicos?
Como é chamado o gerenciador de arquivos do Windows?
Qual é o principal teatro do Brasil?
Quantas vezes por semana posso fazer corrente russa?
Quais são os dois tipos de hifas?
Quanto tempo leva para o doc cair na conta?