Patrimônio líquido abrange tudo o que você tem, através de bens e direitos, e tudo o que você deve, ou seja, as suas obrigações. Os seus bens e direitos são conhecidos como ativos, já as suas obrigações, como passivos.
Como se define o Patrimônio Líquido?
Independentemente de estarmos falando de uma empresa ou da vida financeira de uma pessoa, o conceito de patrimônio líquido é o mesmo. Na contabilidade, patrimônio líquido é o resultado da diferença entre ativos e passivos, ou seja, entre os bens e direitos que você possui e as suas obrigações.
Quando falamos sobre o patrimônio de uma companhia, nos referimos a todos os seus bens, direitos e obrigações. Portanto, o patrimônio é muito mais do que apenas a mobília, as instalações e os ganhos financeiros. É tudo o que a organização possui, além de tudo que tem a chance de gerar algum lucro.
No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade. ...
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve.
O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. A PARTIR DE 01.01.2008. A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira: a) Capital Social.
O patrimônio líquido de uma companhia é um dos componentes de maior importância dentro de um balanço patrimonial. Apesar de possuir limitações, olhar o patrimônio líquido pode ser útil na análise de algumas empresas. O que é o patrimônio líquido?
A PARTIR DE 01.01.2008 A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007 , para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira: c) Ajustes de Avaliação Patrimonial f) Prejuízos Acumulados. O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados.
Você pode calcular facilmente o valor total do patrimônio líquido pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível. Basta visualizar a fórmula Patrimônio líquido = Ativo – Passivo LEIA TAMBÉM: Conheça as diferenças entre ativos e despesas
Qual o tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente?
Quais operações devem ser comunicadas ao Coaf?
Estou com dor na panturrilha O que pode ser?
Quais são os princípios ambientais determinados na Rio 92?
O que é gestão da qualidade em serviços?
Qual a importância do professor de arte para os alunos na escola?
O que é produzido na fermentação alcoólica?
O que tomar para secar e definir rápido?
São características das teorias críticas?
Quanto tempo demora uma cerimônia de casamento na Igreja?
Qual melhor lugar para colocar lírio-da-paz?
Qual a importância de estudar os riscos existentes no ambiente laboral?
Quais são os antibióticos Injetaveis?