As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.
Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.
26 curiosidades que você vai gostar
As esponjas-do-mar são os únicos membros da espécie phylum Porifera, filo dos espongiários (do grego poros = passagem, orifício; e do latim ferre = levar). Que são compostos por milhares de variedades, inclusive algumas que habitam em água doce. No entanto, a maioria habita em águas marinhas.
Embora não se saiba muito sobre a vida das esponjas, acredita-se que são os primeiros animais que evoluíram na Terra, ajudando os ecossistemas marinhos. Estima-se que algumas espécies podem viver mais de 2.300 anos.
Alimentação dos cnidários
Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
O que fazer depois de finalizar GTA SA?
Qual a vantagem do ângulo de saída negativo?
Quais são as principais características da linguagem literária?
Qual a relação do raciocínio lógico com a matemática?
Quanto custa uma consultoria em LGPD?
Como mudar a porta do localhost?
Quanto tempo é a validade do arroz?
Quem trabalha 6 horas recebe VR?
Qual o melhor peeling para tirar melasma?
Quais os profissionais que usam jaleco?
Qual o papel da escola na tendência liberal tradicional?
Quais são as espécies de declaração de vontade?
Qual a importância dos fungos e bactérias para o meio ambiente?