Peixes, crustáceos e moluscos. Moluscos feitos de forma simples, como ostras com limão e marisco com vinho branco, combinam bem com vinhos brancos leves, como o italiano Pinot Grigio ou com um português, que pode ser o Vinho Verde ou o Albariño.
Já as regras de harmonizar por semelhança são basicamente 4: comida aromática vai com vinho aromático; a persistência da comida também deve ir conjuntamente á persistência do vinho; comida doce sempre com vinho doce; e para terminar, quanto mais estruturada será a comida, tanto mais estrutura deverá ter o vinho.
Nível de acidez A presença de acidez nos alimentos contribui para a harmonização com vinhos. A combinação pode ser feita com vinhos ácidos, para que haja um equilíbrio desse aspecto. Caso contrário, o vinho perderá a sua personalidade. Além disso, os pratos mais ácidos realçam a doçura e o sabor frutado de um vinho.
O sal é um ingrediente que combina muito bem com grande parte dos vinhos que conhecemos. Ele ajuda a suavizar alguns dos elementos mais difíceis de harmonizar, como ovos e cogumelos, por exemplo. Quando combinamos o vinho com um prato salgado, sentimos que a bebida se torna mais agradável ao nosso paladar.
A boa acidez desse tipo de vinho combina com praticamente tudo, frituras, petiscos, saladas, massas, risotos, peixes e frutos do mar, frango e carne vermelha. Uma das únicas exceções são os doces que, neste caso, um espumante demi-sec combina melhor.
Uma das “regras” de harmonização diz que os vinhos precisam ser mais ácidos do que a comida. Isso se deve à sensação de limpeza na boca. Um vinho com boa acidez faz salivar e ajuda a limpar o palato entre uma garfada e outra.
Harmonizar vinhos brancos com pratos mais leves é a melhor opção. Vinhos com pouca estrutura combinam com pratos sem peso, como frutos do mar salteados, shushi, saladas e legumes crus. Se o vinho escolhido for mais estruturado, ou tiver alguma passagem por barril, é possível elevar o peso da comida.
O Vinho Verde é uma bebida maravilhosa para ser apreciada com saladas, carnes brancas, sushis e sashimis e pratos tipicamente portugueses, como sardinhas, francesinhas e, claro, bacalhau. - Nossa melhor forma! Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!
Já o contra-filé combina melhor com Cabernet. Merlot combina bem com carnes brancas. O xerez é um tipo de vinho fortificado, licoroso, típico da Espanha, envelhecido no sistema de soleira. Por ser mais forte, doce e encorpado, esta é a escolha ideal para sobremesas, principalmente chocolates.
Como o Brasil participou da primeira guerra?
O que foi a censura nas artes durante a ditadura militar?
Como foi a participação do Brasil na Copa de 2018?
Como foi a participação popular no processo abolicionista porque ele foi importante?
Como criar um link em uma imagem?
Qual foi a participação da Amazônia na Segunda Guerra Mundial?
Como foi a história do cantor Eduardo Costa?
Quem era o profeta Joel na Bíblia?
Como os gafanhotos se locomove?
Como funciona o sistema dos Fosfagênios?
Como os jogos podem ajudar nos estudos?
Como inserir pontos no Civil 3D?
Como os filmes eram projetados?
Qual a importância do gafanhoto?
Como é a reprodução dos esquilos?
Como as pessoas com deficiência visual fazem para se comunicar?