Como dito, Chiavenato defende que as pessoas são os bens mais importantes da organização. Nenhum investimento pode ser maior e mais bem concentrado do que os que são dirigidos a elas.
A gestão de pessoas segundo Chiavenato afirma que as pessoas são o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de pessoas são: Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Parte I: Abordagens da Administração: Na primeira parte do livro são tratadas as diferentes abordagens da administração: A contingencial, sistêmica, comportamental, estruturalista, neoclássica, humanística e clássica.
Visão de Chiavenato sobre a área de recursos humanos
Para ele, os colaboradores são a peça-chave para o sucesso ou o fracasso de uma organização. Para isso, a empresa precisa ter uma cultura organizacional muito bem definida, com missão, visão, valores, crenças, metas e objetivos muito claros.
29 curiosidades que você vai gostar
Segundo Chiavenato (2004), o salário é o pagamento em dinheiro para uma pessoa pelos serviços prestados, é a maneira de recompensar o outro pelo seu esforço dentro da empresa. Já a remuneração é tudo aquilo que está ligado com o pagamento do empregado, é um conjunto de recompensas que está ligado a suas atividades.
Para Stoner (1999) liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Chiavenato (2000, p. 7) diz que: "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem.
A gestão de pessoas possui aspectos fundamentais que pautam o gestor para alcançar o sucesso junto com as pessoas, estes aspectos são apresentados por Chiavenato como sendo; Pessoas como seres humanos, Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais, Pessoas como parceiras da organização, Pessoas como talentos ...
Clássica. A Administração Clássica foi idealizada por Henri Fayol, que baseou sua abordagem na estrutura organizacional. ... Neoclássica. ... Sistêmica. ... Burocrática. ... Relações humanas. ... Contingencial.
A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Os 5 pilares da gestão estratégica de pessoasTreinamento e desenvolvimento. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. ... Comunicação. ... Liderança. ... Processos. ... Trabalho em equipe.
Os autores sugerem que gestão é um conjunto de atividades interligadas e que deve permear todos os processos empresariais, interagindo no planejamento, implantação, medição, monitoramento, avaliação e aprimoramento desses processos, podendo evoluir ou simplesmente sucumbir.
Idalberto Chiavenato é um estudioso da área de administração de empresas e recursos humanos conhecido por sua série de livros e artigos sobre os temas, sendo um dos autores brasileiros de maior destaque no meio. Sua obra contribui em assuntos como, por exemplo, as finanças corporativas de uma empresa.
São identificados cinco processos tangentes à moderna teoria de gestão de pessoas que são: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de recursos humanos.
Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.
O CARÁTER EXPANSIVO DA TEORIA ADMINISTRATIVA
A abordagem comportamental procura reabilitar o conceito de homem e incluir estilos e sistemas de administração mais democráticos e flexíveis. A abordagem sistêmica marca um passo adiante, que, mais tarde, a abordagem contingencial ratifica e amplia.
Abordagens contemporâneas da administração: o poder da teoria em prática. A administração contempla uma das mais diversas e amplas áreas do conhecimento que nos permite desenvolver visões e reúne percepções heterogêneas sobre o ambiente de trabalho e o cotidiano dos indivíduos.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Aspectos fundamentais da moderna gestão do talento humanoPessoas como seres humanos. ... Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais. ... Pessoas como parceiras da organização. ... Pessoas como talentos fornecedores de competências. ... Pessoas como o capital humano do negócio.
Os aspectos fundamentais da gestão de pessoas foram apresentados por Chiavenato, sendo os seguintes:Pessoas como seres humanos;As pessoas são ativadores inteligentes de recursos organizacionais;Parceiras da empresa;Talentosas e fornecedores de competências;Pessoas como capital humano.
Confira a seguir como cada característica da gestão de pessoas tem contribuído para o sucesso das empresas:Participação. Os responsáveis pelos resultados e sucesso de uma organização são as pessoas. ... Capacitação. ... Envolvimento. ... Desenvolvimento. ... Ser bom comunicador. ... Ser proativo. ... Ser organizado. ... Ser persuasivo.
O que é Planejamento:
O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.
Chiavenato, Idalberto. (2006). Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
Portanto, a estrutura organizacional permite organizar, estruturar e integrar os setores responsáveis por administrar a organização, estabelecendo atribuições e relações entre eles (CHIAVENATO, 2003).
Conforme Chiavenato (2004, p. 260)” o salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoas na organização, que empenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade cotidiana e a um padrão de desempenho na organização”.
O que é imponderável sinônimo?
O que é e quais as característica do PPA?
Como a mídia atrapalha a educação?
O que o vinagre de maçã faz no rosto?
O que combina com azul escuro?
Quanto é o lucro de um restaurante?
Quando surgiu a Biblioteconomia no Brasil?
Como formatar artigo científico ABNT 2021?
O que é necessário para ter um selo orgânico?
Quando se preocupar com inchaço na gravidez?
Qual é a fruta mais completa de vitaminas?
Como testar sensor de presença PIR?
Qual a diferença entre o quati e o guaxinim?
Como se faz um pedido de recurso?