Isso acontece porque o açúcar encontrado nos alimentos (glicose), faz com as células que nos deixam em estado de alerta parem de nos mandar sinais para ficarmos acordados. O mecanismo é simples: quando nosso corpo precisa de “combustível”, somos alertados a todo o momento.
Aumento de insulina e digestão são os grandes responsáveis por dar a sensação de sono. Acredite se quiser, mas um dos grandes responsáveis por dar essa vontade de dormir um pouco é um hormônio responsável pelo metabolismo da glicose. "A insulina fica mais alta após comermos, e tem essa característica de dar sono.
5 dicas para espantar o sono depois do almoço
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Fadiga física reduzida Sentir sono após o exercício é um sinal de fadiga muscular. No entanto, como cochilar incentiva a recuperação muscular, diminui a fadiga. Maior alerta mental Da mesma forma, tirar uma soneca após o exercício pode aumentar a energia mental.
Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
Diferentemente do que acontece à noite, durante o dia o organismo ainda está ativo, o que significa que ele não terá de fazer um trabalho extra para digerir o alimento consumido. Portanto, essa cochilada rápida —de 20 a 30 minutos— não é considerada prejudicial à saúde.
Guarde seu remédio para dormir, esses alimentos vão te ajudar a alcançar um sono tranquilo.
Depois do almoço, aproveite para fazer alguma atividade física ou praticar algum exercício leve, pois isso te ajuda a se manter alerta durante o dia otimizando a circulação de oxigênio e sangue ao redor do corpo e para o cérebro, minimizando o risco do sono depois do almoço.
Esse processo requer muita energia e essa é a principal razão por trás do sono após o almoço e outras refeições. A depender dos alimentos ingeridos em cada refeição, a sensação de sono e cansaço pode ser ainda mais pronunciada. Veja quais alimentos te causam sono e quais são as possíveis causas de sono excessivo depois de comer.
Quem nunca sentiu aquele sono pesado depois do almoço, não é mesmo? Pois saiba que o sono excessivo após refeições é mais comum do que você pensa. Confira o que pode ser a sonolência depois de comer e algumas dicas para contornar essa situação. A sensação de cansaço e sono logo depois de comer é normal.
Não se desespere Por fim, diz a doutora, o sono depois do almoço é mesmo, para algumas pessoas, inevitável. Não importa o que elas façam, elas vão continuar sentindo esse incômodo. Se você é uma delas, a dica é não se desesperar.
Como plantar jiboia em vaso de vidro?
Como será o requerimento inicial do interessado no processo administrativo?
Como fazer mudas da flor grinalda de noiva?
O que precisa para ser contribuinte individual?
Pode plantar grama em cima de concreto?
Como plantar feijão no algodão educação infantil?
Como se inscrever em um curso pelo SENAI?
Qual o tamanho da folha de escritura?
Como fazer limpeza de venezianas?
Como limpar o fio do carregador branco?
Como limpar borracha da panela de pressão?