A psoríase nas unhas, também chamada de psoríase ungueal, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom.
–Psoríase ungueal: afeta as unhas das mãos e dos pés. Faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse, escame, mude de cor e até se deforme. Em alguns casos, a unha chega a descolar do leito ungueal.
O tratamento inclui medicamentos de uso tópico e/ou via oral, além de exposição solar controlada ou fototerapia (lâmpadas que emitem radiações ultravioleta), ou qualquer combinação dos tratamentos acima conforme a gravidade do quadro.
Na verdade, a primeira recomendação é ter certeza de que você realmente pode recorrer a esse tipo de técnica. “Pessoas alérgicas aos componentes usados, com a pele sensível, com psoríase da unha ou alguma infecção, por exemplo, devem evitar.
Os principais sinais de psoríase no aparelho ungueal são pitting, onicólise e manchas de óleo (figura 1). O pitting ou “unha em dedal” é mais comum nas unhas das mãos e caracteriza-se por depressões puntiformes na superfície da placa ungueal, resultantes do envolvimento da matriz unguea.
Existem várias formas da doença, sendo a mais frequente a psoríase em placa, que ocorre em 80% a 90% dos pacientes, com as lesões podendo surgir em qualquer parte da pele, sendo mais frequentes no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
Para o diagnóstico de micose, pode ser feito o exame do material que fica abaixo da unha para se identificar a presença de fungos. Ja o diagnóstico definitivo de psoríase, o ideal seria a biópsia do leito ungueal.
As lesões da psoríase nas unhas são mais comuns nas mãos do que nos pés. Muitas vezes, estas são as únicas marcas de psoríase na pessoa. Entre as características mais frequentes desta doença estão:
Alguns cuidados podem ser realizados em casa para ajudar no tratamento da psoríase ungueal, como manter as unhas curtas e limpas. Para limpeza das unhas é necessário usar sabonetes neutros e antibacterianos, além de evitar o uso de esponjas duras ou escovas com cerdas grossas, pois isso pode provocar sangramento nas unhas lesionadas.
Para controlar os sintomas da psoríase ungueal, deve-se evitar alimentos que aumentam a inflamação, como carnes vermelhas, embutidos e enlatados, como salsicha, linguiça e bacon, e alimentos ricos em pimentas e conservantes artificiais.
A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que pode manifestar-se na pele, nas unhas e, eventualmente, nas articulações. Até o presente momento, as causas desta doença ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, existem evidências de que a predisposição genética seja um fator relevante.
Qual o valor do IPVA de uma BMW X1 2015?
Qual a diferença entre salsa coentro e cheiro verde?
Quantos Kwai Golds vale 100 reais?
Qual parte do corpo queima gordura primeiro?
Qual é o país com mais pessoas com fome no mundo?
Quanto é o salário das bailarinas do Silvio Santos?
Qual a carga horária semanal de um estagiário?
Quanto tempo deixar a cola de sapateiro?
Quantas costelas tem o corpo humano feminino?
Qual a diferença entre eficácia e efetividade?
Qual agência reguladora dos bancos?
Quem faz as entregas da Amazon no Brasil?
É considerada literatura Pré-modernista tudo o que?
Quantos dias demora para cicatrizar tattoo?
O que significa beiju em tupi?