A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.
O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.
Cirurgia – O cirurgião vascular pode fazer uma cirurgia para remover a placa de gordura que causa o estreitamento da artéria carótida. Esta cirurgia é chamada “endarterectomia de carótida”. Este tratamento é apropriado para as pessoas que têm placas muito grandes e que causam muito estreitamento nas artérias carótidas.
Sintomas da Doença das CarótidasDor de cabeça súbita, intensa e sem causa conhecida.Perda repentina da visão de um dos olhos.Perda da força e sensibilidade em um dos lados do corpo.Dificuldade de falar ou de compreensão.Tontura ou perda do equilíbrio.
Localizadas uma em cada lado do pescoço, as artérias carótidas têm uma função fundamental no organismo: a de levar sangue e oxigênio para o cérebro. Doenças como hipertensão, teor elevado de colesterol, diabetes e tabagismo estão entre os fatores de risco que podem provocar o entupimento dessas artérias.
37 curiosidades que você vai gostar
Inchaço em apenas uma das pernas
Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.
Um cardápio rico em alimentos com gorduras trans e saturadas, açúcares simples e sal é o maior vilão para a saúde cardíaca. Quando esses nutrientes são consumidos em exagero, podem sobrecarregar o coração, aumentando a incidência de várias doenças, como a pressão alta e a obesidade.
Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.
A causa mais comum é um trauma no pescoço. Acidentes de carro, balançar fortemente a cabeça ou tratamento incorretos de fisioterapia nessa região, podem provocar essa lesão. Os sintomas são de dor na palpação da artéria, tonturas, dor de cabeça e derrame cerebral.
Quais os sintomas de quem tem cisto no rim?
Quantos anos tem a Bianca Andrade?
Como funciona o HPLC cromatografia líquida de alta eficiência?
Quanto ganha um aplicativo por download?
Qual a área que mais cresce no mercado de trabalho?
Quem determina o preço dos produtos no Brasil?
Com quantas semanas pode ver o sexo do bebe?
Qual é o boxeador mais forte do mundo?
Como exportar certificado A1 para outro PC?
Qual o tratamento para choque cardiogênico?
Como ajudar uma pessoa alcoólica?