O “olho de cereja” é quando ocorre a protrusão da glândula da terceira pálpebra. Essa glândula é responsável pela produção das lágrimas, essenciais para a lubrificação dos olhos. Não existe uma causa específica para isso, mas algumas raças estão geneticamente mais predispostas a desenvolver essa alteração.
Normalmente é feita a cirurgia, porque a glândula não retorna ao lugar com o uso de anti-inflamatório. O mais correto não é retirar a glândula, porque corre o risco do animal ter um ressecamento do olho quando chegar a uma idade mais avançada. O melhor é reposicionar a glândula, com uma cirurgia chamada sepultamento.
A cirurgia envolve uma substituição da glândula mas não a excisão, por meio da fixação da membrana na borda orbital. Em casos gravemente infectados, antibióticos pré-operatórios podem ser necessários por meio de pomada antibiótica para os olhos.
Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.
Cirúrgico. A cirurgia é o meio mais comum de reparar um olho de cereja. A cirurgia envolve uma substituição da glândula mas não a excisão, por meio da fixação da membrana na borda orbital. Em casos gravemente infectados, antibióticos pré-operatórios podem ser necessários por meio de pomada antibiótica para os olhos.
O prolapso da glândula da terceira pálpebra (“olho de cereja”) é o distúrbio primário mais comum deste anexo oftálmico. Caracteriza-se pelo edema e inflamação da glândula, resultando em exposição desta no canto naso medial do olho.
A cirurgia do olho de cereja em cães começa com a realização de exames pré-operatórios. Nesse momento, o objetivo é investigar o estado geral do animal a fim de diminuir os riscos durante o procedimento. Em primeiro lugar, normalmente são solicitados exames como: hemograma, perfil renal e perfil hepático.
Se olho de cereja não for tratado, ou se demorar para ser tratado, pode haver lesões graves na córnea, seja pelo contato direto da glândula com a superfície da córnea, ou mesmo pelo próprio animal ao esfregar o olho irritado. Dependendo do grau da lesão o animal pode ter comprometimento da sua capacidade visual.
Popularmente conhecida como caroço do olho do cachorro, olho de cereja ou cherry eye, a protusão dessa estrutura é uma alteração oftálmica muito comum nos cachorros e, portanto, a cirurgia para sua retirada também é um procedimento relativamente comum. Saiba um pouco sobre como ocorre o olho de cereja em cães.
Qual o valor da cirurgia de olho de cereja em cães? O preço da cirurgia de prolapso da terceira pálpebra pode variar entre R$ 5, dependendo da gravidade da lesão e dos materiais a serem utilizados para o procedimento cirúrgico.
Como funciona o sistema de transplantes no Brasil?
Pode usar nistatina na hemorroida?
Quais são as fontes energéticas para os seres humanos?
O que é um registro de enfermagem?
Quais são os principais problemas econômicos do Brasil?
Quem toma anticoncepcional de uso contínuo ovula?
O que é urbanização e quando uma cidade e urbana?
O que é arremesso no handebol?
Quem tem direito a se aposentar por idade?
Quem teve hepatite não pode doar sangue?
Qual o tipo de exame para saber o tipo de sangue?
Quais são os 100 sintomas da ansiedade?
O que é um protocolo de internet?
O que é circuito Combinacional?