Este tipo de anemia pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em adultos jovens. Apesar de nem sempre a sua causa ser esclarecida, pode surgir pela desregulação do sistema imune após uma infecção, presença de outra doença autoimune, uso de certos remédios ou, até, pelo câncer.
São feitos exames de sangue para detectar a anemia e a causa da reação autoimune. O tratamento consiste em corticosteroides ou outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico e, às vezes, esplenectomia (remoção cirúrgica do baço).
A anemia hemolítica autoimune, também conhecida pela sigla AHAI, é uma doença caracterizada pela produção de anticorpos que reagem contra as hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia, causando sintomas como cansaço, palidez, tontura, pele e olhos amarelados e mal estar.
Sintomas da anemia hemolítica Os sintomas mais comuns da anemia hemolítica são dispneia (desconforto para respirar), fadiga, palpitações e dor de cabeça. A condição também pode causar palidez e icterícia.
A crise hemolítica resulta da rápida destruição de grandes quantidades de glóbulos vermelhos. A destruição ocorre mais rápido do que a capacidade do corpo de produzir novos glóbulos vermelhos.
Para confirmar a anemia hemolítica (AH), é necessário olhar vários exames laboratoriais, preferencialmente em conjunto.
Seguir uma dieta rica em ferro e vitaminas também pode ajudar. O resultado do tratamento depende do tipo e da causa da anemia hemolítica. Anemia hemolítica grave pode levar a uma doença cardíaca, doença pulmonar ou doença cerebrovascular, colocando a vida do paciente em risco. Não há formas conhecidas de se prevenir anemia hemolítica.
Os seguintes exames podem identificar o tipo de anemia hemolítica: NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Apesar de muitas vezes não ser possível identificar a causa da anemia hemolítica autoimune, é importante que sejam feitos exames diagnósticos para verificar se há doenças ou fatores desencadeantes, como por exemplo hemograma, contagem de reticulócitos, dosagem da bilirrubina e testes imunológicos, como o teste de coombs direto.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de anemia hemolítica são: 1 Acetato de Dexametasona 2 Afopic 3 Androcortil 4 Azatioprina 5 Betametasona 6 Celestone 7 Decadron 8 Prednisolona 9 Predsim 10 Noripurum EV 11 Noripurum fólico. More ...
Como saber se uma planta e C3 ou C4?
Como desejar feliz aniversário para alguém que já se foi?
Como são as entrevistas online?
Como começar um relacionamento casual?
Como se comportar em um ambiente virtual?
O que fazer na audiência de instrução e julgamento criminal?
O que provoca a carência afetiva?
Como o DM tipo 1 e 2 se desenvolvem no indivíduo?
Como lidar com birra de aluno?
Como superar a ausência de um filho?
Como levar uma calopsita para o exterior?
Como conduzir a Igreja a adoração?
Como saber se minha conta bancária foi validada no PagSeguro?