A falta de limite, de comunicação na família e de atenção podem causar rebeldia. Não é possível manter a aparência tendo filhos crianças e adolescentes, pois eles mostram se alguma coisa está acontecendo. Tem filho que verbaliza o problema, já outros não.
Esse é o início de um processo de transformação física, hormonal e psicológica que vai terminar, no mínimo, aos 19 anos. Para ajudar você a perceber se seu filho pode estar no início dessa fase, descrevemos cinco sinais de rebeldia na adolescência e como lidar com eles.
É na adolescência que muitas referências são formadas, a personalidade está se moldando e junto a isso, os filhos e filhas podem desenvolver um comportamento mais rebelde. Lívia Lopes, psicóloga do Hapvida, fala sobre isso. “A rebeldia é comportamento. Pode ocorrer por vários fatores e pode ser transitória ou não.
Rebeldia é uma etapa na adolescência que se caracteriza por uma atitude violenta e oposta aos limites estabelecidos pelos pais e a sociedade, os adolescentes rebeldes confrontam os que não os entendem.
Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral. Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas. Evite fazer julgamentos, você não precisa concordar com ele , mas tente entendê-lo.
Rebelde é um adjetivo para qualificar alguém que não obedece ninguém e nem escuta conselhos, que acredita que possui uma autoridade legítima. Também pode ser usado para qualificar uma pessoa que se rebela, que se revolta.
Dicas para lidar com filhos rebeldes
Defendo o princípio que a fase da adolescência não precisaria ser marcada pela rebeldia, mas respeitada por suas mudanças orgânicas e psicossociais, assim como todo ritual de passagem que precisa ser atualizados na forma de pensar e agir da família, escola e sociedade.
Como podemos lidar com adolescentes rebeldes? A adolescência é uma fase importante do crescimento individual, onde as bases da nossa identidade são definidas. Muitas famílias não aceitam ou aceitam com relutância esse processo de independência na adolescência, considerando os filhos como crianças.
Embora também seja verdade que, muitas vezes, se tornam adolescentes rebeldes. É neste contexto que se inicia a maioria dos conflitos entre os adolescentes e as suas famílias. Nessa fase, os adolescentes questionam mais e obedecem cada vez menos a comandos.
Mas, hoje, é comum ouvir expressões como: “Que criança rebelde!”; “Mas essa juventude é uma rebeldia!”, “Olha para isso, um velho desse rebelde!”. Portanto, já não sei mais se a rebeldia é uma característica comum da adolescência.
Pode guardar queijo fora da geladeira?
O que é uma estrutura organizacional formal?
O que foram os cartistas E o que eles reivindicavam?
Como administrar enrofloxacina?
Quais as duas Akuma no Mi do Barba Negra?
O que a rainha Elizabeth fez de importante?
Em quais Estados podemos encontrar a água?
Qual remédio é bom para distúrbio do sono?
São infrações que geram sete pontos na CNH?
Como cancelar coleta BRASPRESS?
Qual o objetivo do inventário judicial?
Como apagar todas as mensagens discord?
Qual é o prazo para o juiz dar o resultado a um pedido de liminar?
Qual o significado de copeiro na Bíblia?
Pode comer requeijão na dieta?