Saiba o que causa a febre “A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.
Ou seja, a febre é um possível sintoma de diferentes enfermidades. A nossa temperatura normal fica entre 36°C e 37,5°C, mais ou menos. A febre não raro vem acompanhada de sintomas como dor de cabeça e no corpo, mal-estar e enjoo.
Embora a febre seja uma das manifestações que mais gera ansiedade nos pais, principalmente em recém-nascidos, quando ela vai e volta geralmente está relacionada à situações menos graves como reação após tomar uma vacina, o nascimento dos dentinhos ou até mesmo excesso de roupas no bebê.
A febre funciona como um alarme de que alguma infecção (seja por vírus, seja por bactérias) está atacando o organismo. Ela dá o sinal para acelerar a produção dos anticorpos que irão combater a doença e é essa atividade mais intensa em nosso organismo que aumenta sua temperatura.
As principais infecções que possuem a febre como um dos sintomas são:Pneumonia, que pode ser causada tanto por vírus quanto por bactéria;Gripe, que é causada por vírus;Sinusite, que pode ser causada por vírus ou bactéria;COVID-19, que é causada pelo vírus SARS-CoV-2;
44 curiosidades que você vai gostar
Se você tem febre, isso significa que o sistema de proteção do seu organismo está cumprindo sua função. Quando a temperatura normal do seu corpo aumenta, é sinal de que ele está tentando combater algum processo inflamatório ou infeccioso.
A febre ocorre quando o termostato do corpo (localizado no hipotálamo) é redefinido em uma temperatura mais alta, principalmente em resposta a uma infecção. A elevação da temperatura corporal que não é causada pela redefinição da temperatura corporal no ponto de equilíbrio é chamada hipertermia.
Febre Contínua: permanece sempre acima do normal com variações de até 1 grau, sem grandes oscilações. Febre Irregular ou Séptica: picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.
Como receber o seguro DPVAT pago a mais?
Como conseguir Código de hearthstone?
Como solicitar pontos retroativos Azul?
Como numerar pilares no CypeCad?
Como fazer para entrar na Escola Militar?
O que é mais importante ser avaliado pelos recrutadores as competências ou as habilidades?
Como usar Osmocolor em madeira?
Porque alguns dias passam mais rápido?
Como passar o tempo no The Sims?
Como passar pano no piso antiderrapante?
Como passar o pano no chão sem ficar manchado?
Como usar um HD externo no Xbox One?
Como transferir filme da Netflix do celular para PC?
O que fazer para ser Escrivão da Polícia Civil?