Ele defende que é impossível comunicar a outra pessoa de modo direto um conhecimento definido como aquele que “realmente importa”. Isso porque os critérios de importância variam de pessoa para pessoa e, com isso, cada um vai atribuir importância a diferentes conhecimentos, de acordo com sua experiência pessoal.
A terapia rogeriana pode ser definida como uma abordagem não-diretiva e empática, com o objetivo de empoderar e motivar o cliente ao longo do seu processo terapêutico. Ou seja, valoriza a experiência do paciente.
Rogers definiu aprendizagem como sendo uma “insaciável curiosidade” inerente ao ser humano e que a sua essência é o significado (Rogers, 1986:28-30), o que significa que o foco está no processo e não no conteúdo da aprendizagem. O professor deve ter em conta que os alunos aprendem aquilo que para eles é significativo.
São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia; a congruência.
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.
25 curiosidades que você vai gostar
Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista em educação. Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. ... Na verdade, Rogers pressupõe que o professor dirija o estudante às suas próprias experiências, para que, a partir delas, o aluno se autodirija.
Assim, a psicoterapia elaborada por Carl Rogers seguirá a tendência de olhar o homem como pessoa e, por isso, centrará seus esforços no cliente. Assim, tal tipo de terapia dependerá menos da aquisição de conhecimentos do terapeuta e mais da relação do terapeuta com o cliente e, sobretudo, do cliente consigo mesmo.
A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma.
Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.
O que é um infarto silencioso?
Quem eram os discípulos pescadores?
Quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica?
O que é bom para aliviar o cansaço?
Qual o valor do IPVA mais caro do mundo?
Qual a profissão mais fácil do mundo?
Como se chama o povo escolhido por Deus?
Quanto ganha um analista de meio ambiente na Vale?
Qual a melhor época para ir para João Pessoa?
Quais os 6 tipos de consumidores Segundo Cardoso 2010?
Como por citação do mendaley no word?
Quanto custa uma ação da petrobras?