Na astronomia, o termo “zona habitável” é usado para definir a região de um sistema estelar em que as condições permitem, em teoria, a existência da vida. O conceito é simples: para que um mundo possa sustentar a vida como a conhecemos, ele precisa de água líquida e temperaturas adequadas, entre outros fatores.
Além de estar na zona habitável, ter uma atmosfera, traços de água são características necessárias em um exoplaneta habitável, que também não pode ter uma pressão forte demais nem receber radiação em excesso.
No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte. Nesse espaço está localizado o Planeta Terra. Uma vez dentro dessa zona, a água líquida pôde se estabelecer na superfície e a atmosfera pôde ficar amena e ideal.
O planeta deve possuir condições físico-químicas e de temperatura que permitam a existência de um solvente, energia acessível e o conjunto de elementos necessários para a vida (leia também “Afinal, o que é vida? “).
Em um novo estudo liderado pela Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, pesquisadores identificaram 24 exoplanetas que podem ter condições de vida mais adequadas do que as nossas aqui na Terra.
26 curiosidades que você vai gostar
Resultado de cerca de 4.600 milhões de construção cósmica, a vida no nosso planeta fervilha graças a um conjunto fortuito de condições, desde a composição química ideal do nosso núcleo planetário à distância segura face ao buraco negro que se esconde no coração da nossa galáxia.
Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.
Um planeta de zona habitável ou "goldilock" é um planeta que tem condições favoráveis ao surgimento, desenvolvimento e evolução de vida devido ao facto de estar a uma distância da estrela ou estrelas que orbita em que a sua temperatura não é nem demasiado alta nem demasiado baixa e há atmosfera e água sob o estado ...
O sistema solar está situado em um braço espiral externo da nossa Galáxia, denominada Via-Láctea (Caminho de Leite).
Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.
Nosso planeta encontra-se em uma condição privilegiada, pois está situado em uma distância em relação ao sol que não impede o surgimento de elementos indispensáveis à sustentação da vida, isso quer dizer que não está muito perto, fato que elevaria as temperaturas, e nem muito longe, quando as mesmas seriam muito baixas ...
O planeta Terra é o único onde se conhece vida, pois possuí: ... Água nos três estados (sólido, líquido e gasoso) Atmosfera que protege dos raios UV nocivos.
b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Terra: O Planeta Água.
Além do sol, existem no Sistema Solar um total de oito planetas, cinco planetas anões, 179 luas e uma grande quantidade de corpos celestes, como asteroides, cometas e outros, incluindo aqueles presentes no Cinturão de Kuiper.
Kepler-186f faz parte de um sistema de cinco planetas, todos com quase o tamanho da Terra, que no entanto, estão perto demais de suas estrelas para possibilitar a vida. O Kepler-186f possui um raio de 1,1 vezes o raio terrestre e um período orbital de 129,9 dias.
A contagem total é de 540 objetos conhecidos, desconsiderando o Sol e os oito planetas do sistema solar. Deste número, são 375 estrelas, 88 anãs marrons e 77 exoplanetas.
→ Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar. A temperatura na sua superfície pode chegar, durante o período diurno, a 550ºC.
Com base em experiências com a Terra, o ambiente de um planeta pode ser alterado deliberadamente; no entanto, a viabilidade de se criar um ambiente planetário irrestrito, que reproduza o ambiente terrestre em um outro planeta ainda está para ser verificado.
Então, a região mais interessante para procurar vida seria em uma “zona continuamente habitável” — no caso do Sistema Solar, ela é entre cerca de 0,9 e 1,2 unidade astronômica.
Terceiro planeta a partir do Sol, a Terra está localizada entre Vênus e Marte. Seu diâmetro é de 12.756 quilômetros (quinto maior planeta do sistema solar) e a distância para o Sol é de 150 milhões de quilômetros, sendo a temperatura média de 15 graus Celsius.
Como o geoprocessamento ajuda o meio ambiente?
Como enrijecer os músculos da face?
Quais são as condições para que o consumidor opte por consumir determinado produto ou serviço?
Quais as formas de um homem pegar HPV?
Como o homem aprendeu a agricultura?
O que é o princípio da propagação retilínea da luz?
Como o homem passou a ser visto é representado no período do humanismo?
Como medir a capacidade de uma fábrica a meta?
O que o Brasil fez para conter a crise de 2008?
O que é ser uma pessoa mesquinha?
Como jogar Pokémon Red e Blue no celular?
Como funciona o sistema de pontuação no boxe?
Como funciona site meus dividendos?
Como lidar com a birra do bebê de 8 meses?
Qual é o tipo de respiração dos mamíferos?
Quantos litros faz a sodastream?