A escoliose envolve uma modificação estrutural das vértebras e costelas com rotação vertebral no plano transverso, desvio lateral no plano frontal, a qual gera transtornos, principalmente em crianças e adolescentes por seu caráter evolutivo (DICKSON e LEATHERMAN, 1988).
Escoliose Vertebral: O corpo vertebral gira para o lado convexo e o processo espinhoso para o lado côncavo. As costelas acompanham a rotação vertebral, girando para trás e para cima no lado convexo, e para frente no lado côncavo. Devem ser consideradas como escolioses “verdadeiras” curvas maiores que 10º Cobb.
No tipo funcional, a deformidade ainda não está instalada definitivamente, pois não atinge as estruturas ósseas, somente os músculos; e no tipo estrutural, a curvatura já atinge as vértebras e se fixa.
3) 20 a 40 graus: Curva moderada. Tem necessidade de acompanhamento e, em alguns casos, colete ortopédico; 4) Mais de 40 a 45 graus: Curva moderada a Grave. Em alguns casos é necessária a cirurgia.
A escoliose lombar pode ainda ser classificada de acordo com o lado para o qual a coluna curva, que pode estar à direita ou à esquerda. Dessa forma a escoliose lombar pode ser chamada de: convexidade esquerda ou direita, e ainda dextroconvexa.
A escoliose não corrige espontaneamente. O colete tenta evitar que ela piore. A cirurgia – artrodese da coluna – é a única forma de tratamento que pode corrigir a escoliose, mas não consegue a correção total da curva.
Os principais são:
Tipos de escoliose. A escoliose pode ser classificada de acordo com a sua causas e com a região afetada. De acordo com a causa da escoliose, pode ser: Idiopática, quando não se conhece a causa, acontece de 65-80% dos casos; Congênita, em que o bebê já nasce com escoliose devido à má-formação das vértebras;
A idade é considerada um dos fatores de risco para a doença, em virtude do desgaste natural dos ossos, dos discos intervertebrais e dos ligamentos que pode advir com o envelhecimento. O mais comum, entretanto, é o aparecimento da escoliose estar associado ao surto de crescimento que se instala no final da puberdade e se intensifica na adolescência.
Ao perceber algum dos sinais acima, procure um especialista. Qual é o médico mais indicado? Como, em geral, a escoliose pode ser notada já na infância, por vezes, o primeiro médico a examinar a criança será o pediatra ou o clínico geral.
Um dos seus ombros é mais alto que o outro Uma maneira fácil de detectar a escoliose é simplesmente se olhar no espelho, ficar em pé, reta, e verificar se um dos seus ombros parece ser mais alto do que o outro.
Como montar uma escala de revezamento 6x1?
Como saber se uma câmera de segurança está queimada?
Como faço para ser um revendedor da Quiksilver?
O que colocar em uma carta de intenção?
Qual curso fazer para ser agente penitenciário?
O que precisa para fazer uma escada de alvenaria?
Como montar um escritório de Recursos Humanos?
O que é preciso para abrir um nail bar?
Qual é a dieta ideal para mim?
Como criar um vídeo com fotos e música no Windows 10?
Como fazer uma escala de folga?
Quais são os perfis de funcionários?
Como abrir uma escola de cursos livres Sebrae?
Como mudar a versão do Roblox?