Ácidos carboxílicos designam uma função orgânica oxigenada, ou seja, que possui pelo menos um átomo de oxigênio em sua estrutura. Esses ácidos são indicados pela fórmula geral COOH e caracterizam-se, essencialmente, pela presença do grupo carboxila em sua estrutura.
Os ácidos carboxílicos geralmente têm um odor desagradável, sendo que os que possuem um ou dois carbonos têm cheiro irritante, e os que possuem de 3 a 12 carbonos na cadeia têm cheiro pungente e rançoso.
Propriedades dos Ácidos Carboxílicos
São considerados ácidos fracos, apresentando grau de ionização menor que 5%. São capazes, assim como os álcoois, de formar ligações de hidrogênio entre si ou com outras moléculas diferentes, como a água.
Química. Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos caracterizados pela presença de uma carboxila (COOH), estão presentes nas frutas cítricas, no vinagre, em fármacos e conservantes. Os ácidos carboxílicos participam de reações, como esterificação, utilizada na produção de aromatizantes, entre outras.
Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanóico, Metanóico e Benzóico. O ácido etanóico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez.
33 curiosidades que você vai gostar
Comecemos apresentando a constante de ionização que mede a força de um ácido: Como se vê, à medida que a seta caminha para direita, mais forte fica o ácido. Esta classificação é baseada na quantidade de íons H+ liberados pelo ácido em meio a uma reação. Quanto mais H+ mais forte será o ácido.
Propriedades dos ácidos
As principais características dos ácidos são as seguintes: Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, pois se desdobram em íons; Os ácidos possuem sabor azedo. ... Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água.
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
Nomenclatura das aminas
Se houver insaturações ou ramificações na cadeia, como é o caso da molécula abaixo, é preciso deixar claro no nome suas posições na cadeia. No caso da molécula CH3-CH2-NH2 temos então o nome, etanoamina ou etilamina.
Propriedades das Amidas
As aminas mais simples são encontradas na natureza no estado gasoso, as que contêm 12 átomos de carbono são encontradas no estado líquido, e as demais são sólidas. As aminas que possuem cadeias carbônicas menores são solúveis em água, formando pontes de hidrogênio.
A amina corresponde a uma função orgânica constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono) nitrogenados derivados da amônia (NH3), no qual são substituídos os átomos de hidrogênio pelos radicais orgânicos alquilo ou arilo.
Os sais são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base. Essa reação pode ser chamada de reação de neutralização ou salinização, na qual são liberados um sal e uma molécula de água.
Ácidos mais comunsÁcidos mais comuns na química do cotidiano.Ácido clorídrico (HCl)Ácido sulfúrico (H2SO4)Ácido nítrico (HNO3)Ácido fosfórico (H3PO4)Ácido acético (CH3 - COOH)Ácido fluorídrico (HF)Ácido carbônico (H2CO3)
Conceitos de ácidos e bases
Segundo Arrhenius, os ácidos são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente H+. Enquanto isso, as bases são substâncias que sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila).
- Estrutura - ácidos são moleculares, pois são formados a partir de uma ligação covalente. Já as bases, além de moleculares podem ser iônicas, ou seja, formadas por ligação iônica. - Solubilidade - os ácidos se dissolvem facilmente na água, contudo a maioria das bases são insolúveis.
Propriedades Funcionais dos Ácidos Possuem sabor azedo (sabor ácido) Mantêm incolor uma solução de Fenolftaleína. Descoram uma solução básica corada por Fenolftaleína. Colorem de vermelho uma solução de metilorange (também chamado de alaranjado de metila.) Tornam amarelo o azul de bromotimol.
As principais propriedades dos sais são o sabor salgado, a solubilidade em água, a constituição iónica, a condução da corrente elétrica quando fundidos ou quando em solução aquosa e a possibilidade de se obterem por uma reação de ácido-base.
Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
Assim como o pH, esta constante também é expressa na forma logarítimica, dando origem ao pKa. Por causa do sinal negativo nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.
Se a primeira parte (X) for o H (hidrogênio), a substância é um ácido. Se a segunda parte (Y) for o grupo OH (hidroxila), a substância é uma base. Se a segunda parte (Y) for exclusivamente o O (oxigênio), a substância é um óxido.
Classificação dos SaisSal básico: ou hidróxi-sal, apresenta dois ânions e um cátion. ... Sal misto: composto por dois cátions diferentes (exceto H+) ou dois ânions diferentes (exceto OH-).Sal hidratado: no retículo cristalino desse sal são encontradas moléculas de água, e são elas que definem a nomenclatura do sal.
Um ácido ou uma base podem ser identificados, desde que em solução, por meio da utilização de um equipamento denominado ph-metro. O ph-metro é um equipamento capaz de aferir o valor do pH da solução analisada. A partir desse valor, é possível determinar a característica da solução (se ácida, básica ou neutra).
Amidas (função amida) são compostos orgânicos derivados de ácidos carboxílicos pela substituição da hidroxila (‒OH) pelo grupamento amino (‒NH2). São compostos de caráter básico e polar e por esta razão em geral são solúveis em água pois realizam ligações hidrogênio.
Qual a melhor isca para pescar em represa?
Onde fica a Biblioteca de anúncios do Facebook?
Como são formados os polímeros sintéticos?
Como pegar traíra no tempo frio?
Qual a melhor isca para pescar tilápia em represa?
Como se forma uma zona de alta pressão?
Como ver o número de inscritos de um canal?
Como proteger as unhas ao lavar louça?
Como funciona as massas de ar no Brasil?
Como personalizar o tamanho do papel na impressora Epson?
Como limpar grelha de churrasqueira de alumínio?
O que usar para limpeza das patas dos cães após passeio na rua?