Resumo sobre toyotismo É caracterizado pela flexibilização da produção, com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda. Além disso, nota-se a ausência de estoques. Há também o emprego de tecnologia intensiva, da terceirização produtiva e de mão de obra multifuncional.
O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.
Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System)
Trata-se de uma cultura organizacional que tem como objetivo expor e resolver os problemas nos mais diversos ambientes e situações. Mura: Variações indesejadas no processo que geram dificuldades e irregularidades. Muda: Desperdício de tempo, material ou dinheiro.
Vendo o desperdício gerado pela produção em massa, o Sistema Toyota de Produção estabeleceu dois pilares: o Just in Time (JIT) e o Jidoka. Just in Time, como o próprio nome indica, significa produzir apenas quando necessário, utilizando apenas os recursos estipulados e no tempo ideal.
Segundo Maximiano (2005) os dois princípios mais importantes do sistema Toyota são: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade. ... O princípio da fabricação com qualidade objetiva produzir sem defeitos, que também é uma forma de eliminar desperdícios.
45 curiosidades que você vai gostar
Fatores-chave do Sistema Toyota
Redução do tamanho dos lotes e flexibilidade da produção. Controle de peças necessárias para a montagem através do sistema de puxar no momento necessário. Arranjo dos equipamentos de produção na seqüência dos processos para que as pessoas trabalhem agregando valor.
Produção adequada à demanda, evitando o desperdício. Nem sempre há produtos estocados. Mão de obra qualificada; produtos com qualidade superior. Demora na produção, o que pode fazer com que o produto demore a chegar ao consumidor.
- O fluxo é único; - O fluxo do processo não contém loops; - No fluxo não contém desmembramento de ramificações; - Todos os elementos do fluxo (passos) são absolutamente necessários.
O sistema Toyota de produção aplica três ideias principais para eliminar desperdícios, são elas: a racionalização da força de trabalho, o Just in time e a produção flexível.
Qual é a finalidade da instituição?
Como atualizar o Samsung Galaxy?
Para que serve sal grosso com amaciante?
Qual a função de cada broca da lixa elétrica?
Qual faculdade mais barata em Portugal?
Quantas flexões é preciso fazer na prova da TAF?
O que se comemora hoje Dia 19?
É incorreto afirmar sobre a poesia trovadoresca em Portugal?
Quais as vantagens que o Mercosul traz para o Brasil?
Qual o melhor exame para problemas no joelho?
Quais são os tipos de fobia mais comuns?
O que colocar no currículo de professor de educação infantil?