Ordem Orthoptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal mastigador, sendo a maioria herbívora. São hemimetábolos. Possuem pernas posteriores alongadas adaptadas para o salto, e asas anteriores coriáceas ou ausentes. As asas posteriores são membranosas ou ausentes.
A ordem Orthoptera (Ortho=reto + ptera=asas) é representado pelos grilos, gafanhotos e esperanças. Existem cerca de 17 mil espécies descritas, os insetos que pertencentes a essa ordem tem como características gerais o aparelho bucal mastigador, asas anteriores em tégmina e patas posteriores saltatórias.
O nome da Ordem faz referência às asas anteriores do tipo pergaminosas, alongadas e retas (do grego orthos = plano e pteron = asas). Pertencem a essa ordem os gafanhotos, esperanças, grilos, manés-magros e paquinhas.
Na sub-ordem Caelifera são incluídos os gafanhotos. Todos os gafanhotos apresentam as antenas relativamente curtas, com menos de 30 segmentos. Os órgãos timpânicos desses insetos, quando presentes, estão localizados na lateral do primeiro segmento abdominal, e as fêmeas possuem o ovipositor curto e robusto.
A ordem Hemiptera se distingue de outros insetos devido a característica de apresentar peças bucais adaptadas à perfuração e sucção (picador-sugador), ela se divide em três subordens: Heteroptera, Sternorrhyncha e Auchenorrhyncha.
38 curiosidades que você vai gostar
→ Ordem Hemiptera
Nessa ordem são encontrados animais como o percevejo e o barbeiro. É uma ordem de grande importância, pois algumas espécies são pragas em plantações e algumas são transmissoras de doenças, como os barbeiros, que são responsáveis pela transmissão da doença de Chagas.
Em Caelifera, as valvas no ovipositor auxiliam no processo de escavação para a postura de ovos dentro do solo. Já em Ensifera, os ovos são postos no interior das folhas ou em suas margens, através de um ovipositor longo, podendo causar galhas.
Ordem Orthoptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal mastigador, sendo a maioria herbívora. São hemimetábolos. Possuem pernas posteriores alongadas adaptadas para o salto, e asas anteriores coriáceas ou ausentes. As asas posteriores são membranosas ou ausentes.
São insetos de hábitos majoritariamente terrestres e que se alimentam, em geral, de vegetais. Possuem uma coloração variada e três pares de pernas, sendo a posterior alongada e que ajuda o animal a saltar. Os gafanhotos frequentemente são responsabilizados por causarem grandes danos em plantações.
Que salta muito ou dá grandes saltos; saltador.
Os gafanhotos pertencem à Família Acrididae e como característica marcante, tem o terceiro par de pernas saltatório.
Dermaptera (do grego derma = pele e pteron = asa, em referência às asas anteriores do tipo coriácea) são os insetos popularmente conhecidos como tesouras ou tesourinhas, por apresentarem um par de cercos em forma de pinça no ápice do abdome, usado para defesa ou durante a corte, sendo inofensivos ao homem.
Quais são as características que identificam os insetos da Ordem Diptera (mosquitos, moscas, pernilongos, moscasdas- frutas, entre outras)? Aparelho bucal sugador maxilar nos adultos, desenvolvimento por holometabolia, quatro asas membranosas com nervação intensa nas asas anteriores e corpo coberto por escamas.
Principais ordens de insetos e suas principais característicasBlattodea. a. Corpo achatado dorso-ventralmente; ... Isoptera. a. Pequenos e de corpo mole; ... Lepidoptera. a. ... Hymenoptera. a. ... Coleoptera. a. ... Diptera. a.
Dentre os grupos de insetos, as principais ordens que contemplam espécies de interesse florestal são: Hemiptera (cigarrinhas, pulgões), Coleoptera (besouros), Lepidoptera (mariposas e borboletas), Hymenoptera (formigas, vespas e abelhas), Diptera (moscas) e Isoptera (cupins).
Grilos. As pernas saltadoras e as antenas mais longas são alguns dos elementos já citados que aproximam e diferenciam grilos de gafanhotos. Nesses animais famosos pela vocalização, o som também é uma forma de distingui-los. ... Para fazer um sinal acústico esse animal precisa abrir e fechar as asas para sair o som”, define ...
As mães-gafanhoto colocam seus ovos dentro dos cabos dessas plantas, e os filhotes depois de nascer, continuam lá, alimentando-se dessas plantas aquáticas. Pois bem, os maiores predadores dos gafanhotos são os passarinhos. E para escapar deles, os gafanhotinhos - pimba!
Os gafanhotos apresentam grande importância ecológica, uma vez que são animais herbívoros que servem de alimento para uma série de outras espécies, sendo fundamentais, portanto, para o equilíbrio da cadeia alimentar de uma região. Os gafanhotos servem de alimento, por exemplo, para sapos e lagartos.
Muitos percevejos são úteis porque predam insetos nocivos às plantas. ... A maioria dos hemípteros são fitófagos, mas muitas das suas espécies são predadoras de outros insetos. Outros se alimentam de sangue de vertebrados e são de grande importância médica.
O estudo das ordens dos insetos é indispensável para se conhecer os diversos seres que ocorrem na natureza, principalmente os filogeneticamente próximos.
Pertencem à Ordem Blattaria (do latim blatta = barata – que foge da luz) os insetos comumente conhecidos como baratas. Estão distribuídas em todo o mundo, sendo que a maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais e subtropicais.
Quais as flores que gostam de pouco sol?
Qual o sobrenome mais popular na Alemanha?
O que são os princípios tributários?
Como gravar a voz no Animaker?
Por que o clima da Amazônia e quente e úmido?
O que se estuda em fisiologia vegetal?
Qual o tamanho da área para se criar um cavalo?
Quanto de proteína comer no almoço?
Quanto custa uma aposta no euromilhoes?
Quanto tempo dura uma apresentação de ginástica artística?
Qual a importância dos recursos naturais para o planeta?
Qual o tipo de vinho é bom para o coração?
Qual a pior bactéria hospitalar?
Qual a origem do nome do Estado do Amapá?