Os artigos também têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase. Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher.
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
Uso dos artigos
O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos).
Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
43 curiosidades que você vai gostar
Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. ... A introdução de um artigo define qual vai ser o assunto do texto, sendo necessário um tema polêmico.
Texto é qualquer escrito, curto ou extenso, impresso ou não, mesmo incompleto. Artigo é um texto, pequeno ou grande, geralmente publicado em jornais ou revistas, mas de sentido completo, que trata de qualquer assunto. Também se denominam assim as entradas dos dicionários e enciclopédias.
10 dicas para escrever e publicar um artigo científicoLeia sobre o que já feito. ... Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ... Apresente uma novidade. ... Saiba a hora certa para começar a escrever. ... Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ... Mantenha a lógica no texto. ... Encontre a medida certa.
Em geral um artigo científico deve conter as seguintes seções:Título.Resumo.Introdução.Materiais e métodos.Resultados.Discussão.Conclusão.Agradecimentos.
O artigo científico possui a seguinte estrutura:Título.Autor (es)Epígrafe (facultativa)Resumo e Abstract.Palavras-chave.Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)Referências.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Estrutura do artigo acadêmico
Título, que deve estar estritamente relacionado ao conteúdo e permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o que trata o texto. Resumo, que costuma ser de 4 a 6 linhas, destacando objetivos, métodos e conclusões. Em alguns casos, é preciso o resumo em inglês (Abstract) ou espanhol.
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.
Decida o objetivo do artigo.Escolha o periódico para o qual o artigo será encaminhado.Muna-se de guias que facilitem a redação.Redija a estrutura do artigo.Complemente o texto com as partes que lhe faltam.Revise o texto diversas vezes.Certifique-se de que o artigo é metodologicamente correto.
Artigo Científico ABNT: como escrever, estrutura e formataçãoTenha em mente o periódico desejado.Leia as instruções do periódico.Escolha bem as referências.Evite o plágio.Use citações.Acerte na linguagem.Conheça a formatação básica.Revise o texto várias vezes.
Tipos de Gêneros Textuais. ... Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Qualquer pessoa pode dar uma notícia, escrever um relato sobre algo que aconteceu, que vai acontecer ou que está acontecendo, mas quando vem acompanhado de uma opinião pessoal, mesmo com a contextualização de mercado ou tendência, a notícia, ressalvadas algumas especificidades, transforma-se em um Artigo de Opinião.
Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.
Artigo científico é uma publicação acadêmica de autoria declarada que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica produzida pelas diversas áreas do conhecimento.
Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
A omissão do artigo com determinados nomes tem, frequentemente, um fim estilístico. Se se pretende veicular uma ideia mais geral, omite-se o artigo; caso contrário utiliza-se.
# Após o pronome “cujo” e eventuais variações (eventuais no sentido das flexões): Esse é o aluno cujo pai esteve aqui ontem. # Em se tratando da palavra “casa”, uma vez representando o próprio domicílio de quem pratica a enunciação, ou seja, de quem fala e/ou escreve: Não pare agora...
Omite-se o The quando temos:Nomes de cidades, estados, ilhas, países, continentes: Brazil is a very large country. O Brasil é um país muito extenso. ... Nomes próprios e pronomes possessivos: Mary s best friend is Bob. O melhor amigo da Mary é o Bob. ... Substantivos no plural utilizados em sentido genérico:
Quanto tempo de jejum para endoscopia?
São exemplos de riscos mecânicos?
Como conectar o Excel a uma pasta?
O que é Realtek PCIe fé Family Controller?
Qual a função de cada tipo de dente?
O que é fertilizante organomineral classe B?
Pode alegar fato novo na apelação?
Como saber a quantidade de isômero?
Como saber o número do meu protocolo?
Para quem foi escrita a Carta de Tiago?
Quando foi registrada a primeira favela?
Quais as funções do picolinato de cromo?