Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus. Resultado: assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levou só três anos, de 1532 a 1535. – Como eram os templos maias?
Surgiram em meados do século XIV e entraram em declínio no século XVI, quando o seu território começou a ser atacado por invasores espanhóis. Ao contrário dos Astecas e dos Maias, os Incas não desenvolveram um padrão de escrita.
Decadência dos maias
A civilização maia viveu seu auge durante o período entre 250 d.C. e 900 d.C. Após esse período, os historiadores apontam que foi iniciada a decadência que levou ao desaparecimento deles. Esse período de declínio é conhecido como Período Pós-Clássico.
Durante muito tempo, os motivos que levaram à queda da civilização maia permaneceram um mistério. Mas isso não impediu os arqueólogos de avançarem com algumas hipóteses, como o colapso das rotas comerciais, uma invasão ou uma guerra civil.
Os sistemas políticos caem por questões econômicas, ambientais, etc." E o tema ambiental parece ter sido chave nesse colapso da civilização maia. "Fenômenos naturais como o El Niño não são exclusivos do nosso tempo, são conhecidos desde a antiguidade", diz.
16 curiosidades que você vai gostar
A partir de 1050 d.C., os maias pegaram a estrada. Abandonaram as regiões do interior e rumaram para a costa caribenha ou para locais com lagos. O êxodo pode ter sido motivado por fome, e a mudança para regiões mais úmidas fazia sentido, em especial fugindo da seca.
A partir de 800 d.C., as mais importantes cidades-Estado maias foram sendo abandonadas uma a uma.
Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.
A exigência de novas terras para cultivar, no Novo Império, provocou a crise do sistema e a guerra, como forma de estender o controle das cidades sobre um território maior. Com a guerra entre as cidades-Estado a civilização Maia entrou em decadência.
O que se observa da arquitetura maia, asteca e inca em comum, são construções em pedra, bem elaboradas, com tecnologia extremamente adaptada às condições locais, assoladas por terremotos, as proporções escalares com observações astronômicas, parecem fazer parte da lógica estética do que nos sobrou a observar, ...
Segundo estudo, o colapso da civilização não foi “monolítico”, mas teve muitas fases que variaram. Há cerca de 1.300 anos, o império maia começou a entrar em colapso. ... As teorias mais divulgadas apontam que mudanças climáticas, que provocaram secas devastadoras, foram responsáveis pelo desaparecimento da civilização.
A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca. Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito.
Dois dos seus filhos, meio-irmãos, Huáscar e Atahualpa, pretendentes ao trono, dão origem a uma guerra civil que terminou em 1532 com a captura do primeiro; mas, acima de tudo, a guerra teve como principal consequência o enfraquecimento do Império.
A Destruição dos Incas
Seu extenso império veio abaixo no século XVI e foi o fim de um povo fascinante, capaz de submeter a quantidade de tribos e de absorver diferentes tradições, de criar uma complexa organização social, de erigir enormes edificações e de inventar engenhosos sistemas de cultivo.
Os maias foram uma civilização mesoamericana conhecida por ter alcançado seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C. e por ter construído grandes cidades, como Chichen Itzá e Tikal. ... Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.).
Maias (1500 a.C. a 1400 d.C.)
O Império Maia ocupou uma área que vai do atual Belize até o México, construindo cerca de 15 cidades. Seu desaparecimento, no século 15, antes da conquista espanhola, pode ter ocorrido devido a lutas entre essas cidades.
A expressão colapso maia (ou colapso maia do clássico) faz referência ao declínio e abandono das cidades maias das terras baixas da região maia no período clássico, entre os séculos VIII e IX.
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
O enfraquecimento dos incas, no momento da chegada dos espanhóis, está relacionado com a guerra civil travada entre Huáscar e Atahualpa. ... Após a morte de Huayna Capac, eles iniciaram essa disputa que dividiu o Império Inca entre os dois lados.
A guerra civil que dividia o Império Inca, em 1532, contribuiu para a conquista desse povo pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro. A conquista do Império Inca foi um empreendimento realizado pelos espanhóis na expedição liderada por Francisco Pizarro a partir de 1532.
512 - 513). A rápida derrota, no entanto, foi seguida por diversos movimentos de resistência. Segundo o historiador Nathan Wachtel, esta resistência ocorria de três maneiras distintas: através das rebeliões, dos milenarismos e das guerras.
Apesar das revoltas, o governo de Huayna Capac manteve-se estável, o que lhe permitiu construir grandes templos e obras públicas. No entanto, facilitou a desintegração do Império ao dividi-lo em duas partes, uma ao sul com capital em Cuzco e outra ao norte com capital em Quito.
Em 15 de novembro de 1531, Pizarro e seus homens entraram na cidade inca de Cajamarca. Superiores em armas, facilmente derrotaram os incas. Apossaram-se do ouro e da prata e mataram o imperador. Em seguida, conquistaram todo o território que constitui o atual Peru.
A decadência dos maias ainda é um assunto muito misterioso entre os historiadores porque não se tem grandes certezas sobre o que aconteceu com esse povo. Entre as alternativas, a que não apresenta um fator usado para explicar a decadência maia é a das revoltas populares.
Essas civilizações que ocupavam o que hoje é a região do México, Peru, Bolívia, Chile e Equador, são muito conhecidas até hoje, principalmente, por suas importantes realizações na agricultura, astronomia, escrita, arquitetura e matemática.
O que significa doença imunológica?
Pode usar meia calça preta com tênis branco?
Quais são os tipos de epilepsia que existe?
Como uma princesa deve se sentar?
Qual a diferença entre bruxo e mago The Witcher?
Quantos tipos de personalidade existem e quais são?
Quanto custa o gato que parece Tigre?
Como fazer um gráfico com duas tabelas dinâmicas na mesma planilha?
Quantos quilogramas tem uma pessoa que pesa na Lua?
Quem trouxe os caprinos para o Brasil?
Como podem ser os contratos de trabalho?
O que é percepção de risco no trânsito?
Quantos abdominais para definir a barriga?