O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos. O excedente aos 50 mil cruzados novos, que era ajustado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passou a ser reajustado pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal).
A falta de dinheiro no mercado obriga o Governo a liberar parte do dinheiro bloqueado para evitar a paralisia da economia. ... E em agosto de 1991, o dinheiro confiscado pelo Plano Collor começa a ser devolvido aos brasileiros como estava previsto.
O Governo Collor, também denominado como Era Collor, foi um período da história política brasileira iniciado pela posse do presidente Fernando Collor de Mello, em 15 de março de 1990, e encerrado por sua renúncia da presidência, em 29 de dezembro de 1992. ... Collor assumiu com a inflação em 1972,91% e entregou a 1119,91%.
Fernando Collor de Mello, na época recém-eleito como presidente do Brasil, queria domar a inflação na marra, e pegou todo mundo desprevenido na noite de 16 de março de 1990, quando anunciou que os valores depositados nos bancos acima de 50 mil cruzados seriam retidos.
Porque o Confisco da Poupança foi realizado A intenção de Collor e sua equipe econômica era restringir os fluxos de dinheiro para controlar a inflação. Ele planejava realizar uma desmonetização ordenada e lenta da economia, para colocar os preços de volta a um patamar normal.
Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).
Cortes nas taxas de juros não funcionavam, existia uma elevada monetização da dívida pública e muito dinheiro circulando no mercado. Foi quando o governo decidiu tirar de circulação 80% de todos os recursos do mercado e aconteceu o que conhecemos como confisco.
Lula fora para o segundo turno e acabou derrotado pelo ex-governador alagoano Fernando Collor de Mello, do Movimento Brasil Novo (PRN/PSC/PTR/PST), obtendo 46,96% dos votos válidos.
Plano Collor: o que ainda pode ser recuperado? Publicado em 07/2008. Elaborado em 07/2008. Mais de 18 anos depois do Plano Collor, algo pode ser recuperado daquele "calote" governamental que confiscou a poupança e adotou índices "expurgados" para se aferir a inflação?
Acusado de liderar um esquema de corrupção, o ex-presidente Collor sofreu um processo de impeachment e foi afastado do cargo no dia 29 de setembro de 1992 Imagem: Agência Brasil 00:00
Mas foi isso que aconteceu. O dinheiro seria devolvido, segundo o Plano Collor, depois de 18 meses, com uma rentabilidade prefixada e um ajuste conforme a inflação.
O que falta para que o processo de inclusão de fato se concretize como uma realidade educacional?
Quem é responsável pelas propagandas?
Como se realiza a avaliação da agilidade?
Como ocorre a abdução do ombro?
Como se dá o processo de vaporização?
Como avaliar os alunos do ensino fundamental?
Como as alterações numéricas podem ser classificadas?
Como ficam as cargas dos corpos após o processo de eletrização?
Em que casos o Conselho Tutelar atua?
Quais medidas o Conselho Tutelar pode aplicar?
Como vencer o medo de sentir dor?
O que acontece com o oxigênio nos pulmões?
Quem vai ser o vilão do Capitão América 2?
O que é e como funciona o Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA )?