Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.
Durante uma batalha, ele recebeu flechas envenenadas de Apolo e conseguiu matar Aquiles, atingindo-o no calcanhar, única parte do corpo do semi-deus que era vulnerável.
Era assim que tanto os faraós quanto os reis hititas eram retratados em combate. Provavelmente foi assim que os troianos enfrentaram os gregos – daí sua fama de “domadores de cavalos” e a história de que Páris teria matado o quase invulnerável Aquiles com uma flechada no calcanhar.
Aquiles mirou e disparou sua lança em uma pequena lacuna na área do pescoço daquela armadura, matando Hector. Depois disso, os gregos profanaram o cadáver de Heitor arrastando-o três vezes ao redor do túmulo de Pátroclo.
Aquiles
Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo.
Após matar Heitor e arrastar o seu corpo por Tróia, Páris, irmão de Heitor trespassou uma flecha pelo calcanhar do guerreiro Aquiles e o matou.
Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
Príamo tentou atingir Neoptolemo, mas foi brutalmente morto por este. Outras lendas dizem que Príamo, louco de tristeza por ver Troia em chamas, tentou manusear suas velhas armas. Sem forças, caiu e foi decapitado por um soldado.
Heitor, príncipe de Troia, mata em combate Pátroclo, companheiro do herói primordial grego, Aquiles.
O túmulo de Aquiles, de acordo com a mitologia, encontra-se em Leuké, uma ilha do Mar Negro, também chamada de Aquileia. São abundantes as obras literárias em que Aquiles personifica o herói grego.
Ele é famoso por suaforça, bravura e beleza. Além disso, Aquiles participou de diversas batalhas, das quais a Guerra de Tróia, ocorrida na Grécia Antiga, foi a mais significativa. Vale ressaltar que não há total consenso sobre a história de Aquiles na mitologia grega.
O nome de Aquiles pode ser interpretado como uma combinação de ἄχος ( achos ), "luto" e λαός ( laos ), "povo", "tribo", "nação", etc. Em outras palavras, Aquiles seria uma personificação do luto das pessoas, luto sendo um dos temas que é levantado por muitas vezes na Ilíada (muitas delas pelo próprio Aquiles).
A expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem. As obras literárias (e artísticas em geral) em que Aquiles aparece como herói são abundantes.
O que significa a palavra maravilhada?
No ambito hospitalar a perda de peso pode ser acarretada?
Quem disse que o ser humano é um ser social?
O que significa a palavra conseguirei?
O que é a convenção antenupcial?
Em que parte do corpo humano fica a tireoide?
O que você sabe sobre a dengue?
Coliseu faz parte das sete maravilhas?