Cheiro ruim, alteração de pH em pele e genitais e infecções também podem ser consequências em quem usa produtos de higiene, como sabonetes e xampus, vencidos.
«Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde decidiu que os prazos de validade não deveriam superar cinco anos», explica à BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidad de Navarra, na Espanha. Segundo ele, o mais comum é a data de vencimento de dois anos.
Riscos de usar o produto vencido
O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação.
Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.
Usar shampoos, condicionadores, tinturas, entre outros cosméticos, fora do prazo de validade podem, além de causar a queda do cabelo, causar alergias. Assim como os alimentos, estes produtos também têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal.
34 curiosidades que você vai gostar
“Um produto vencido há 15 dias, obviamente não trará os perigos de outro fora da validade há mais de um ano, por exemplo”. Entretanto, Bruno ainda ressalta que qualquer cosmético vencido deve ser descartado, “para não haver qualquer possibilidade de dano ou dúvida, o ideal é sempre seguir as instruções do fabricante.
Para começar, o bicarbonato. Você vai para debaixo do chuveiro, molha bastante o cabelo e, ao invés do shampoo, aplica sobre a cabeça uma colher de bicarbonato de sódio diluído em um copinho d água. Não vai fazer espuma. Depois de uns minutos, você enxágua.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Um cosmético já vencido, seja creme ou maquiagem, não oferece garantia da eficácia dos ingredientes empregados. Ele pode sofrer oxidação, o que acarretaria problemas como irritação na pele”, salienta Ana Lúcia Recio, dermatologista membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia.
Como se comunica o controle remoto com a TV?
Qual o tamanho ideal de caixa de papelão para mudança?
Como oferecer serviço de modelo?
Como é feito o pagamento por boleto bancário?
Como remover licença do AutoCAD?
Como instalar uma fritadeira a gás?
Como limpar a célula sem apagar a fórmula?
Como tampar as rachaduras na parede?
Como diminuir a intensidade de uma luminária?