Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5). Uma vez na cavidade abdominal, o DIU pode comprometer vários órgãos vizinhos, como a bexiga, o intestino delgado, o retossigmóide e o apêndice vermiforme(1, 2, 3, 4, 5, 6).
Dor e sangramentos são sinais de que houve perfuração, mas como esses sintomas também podem surgir durante o processo sem intercorrências, nem o médico nem a mulher podem perceber que algo está errado.
Algumas mulheres têm dúvidas sobre a possibilidade de haver perfuração do útero com o uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino).
Além disso, acredita-se que os DIU alteram o revestimento do útero, evitando que o óvulo fertilizado fique preso no endométrio, contudo, este efeito ainda não foi comprovado.
Outro ponto importante é saber o tamanho do útero e se o DIU escolhido está correto. "Se colocar um DIU normal em um útero de pequeno volume, o risco de perfuração aumenta.
Normalmente esta complicação ocorre durante a colocação do DIU. No entanto, é uma complicação muito pouco comum que afeta 10 a cada 1000 mulheres. A perfuração está associada com a habilidade do médico para colocar o dispositivo, com o tamanho e forma do DIU e com o estado do útero da mulher.
Porquê chamar um duque de vossa graça?
Quais são os 4 períodos da filosofia?
Quantas bananas posso comer na low carb?
Quanto ganha um lavador de pratos na Inglaterra?
Quais são os itens de higiene pessoal?
Qual a capital que menos chove no Brasil?
Pode usar SBP no quarto do bebê?
Quais as desvantagens da organização funcional?
Quando se inventa uma palavra?
Quais os sintomas de depressão emocional?
Qual é a importância da armazenagem?
Como ter um bom contato visual?
Como localizar a área de trabalho?