Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5). Uma vez na cavidade abdominal, o DIU pode comprometer vários órgãos vizinhos, como a bexiga, o intestino delgado, o retossigmóide e o apêndice vermiforme(1, 2, 3, 4, 5, 6).
Dor e sangramentos são sinais de que houve perfuração, mas como esses sintomas também podem surgir durante o processo sem intercorrências, nem o médico nem a mulher podem perceber que algo está errado.
Algumas mulheres têm dúvidas sobre a possibilidade de haver perfuração do útero com o uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino).
Além disso, acredita-se que os DIU alteram o revestimento do útero, evitando que o óvulo fertilizado fique preso no endométrio, contudo, este efeito ainda não foi comprovado.
Outro ponto importante é saber o tamanho do útero e se o DIU escolhido está correto. "Se colocar um DIU normal em um útero de pequeno volume, o risco de perfuração aumenta.
Normalmente esta complicação ocorre durante a colocação do DIU. No entanto, é uma complicação muito pouco comum que afeta 10 a cada 1000 mulheres. A perfuração está associada com a habilidade do médico para colocar o dispositivo, com o tamanho e forma do DIU e com o estado do útero da mulher.
Como saber se é um óxido anfótero?
Como terminar com alguém no The Sims?
Pode tomar ginkgo biloba com ginseng?
Como terminar o TCC em um dia?
Como finalizar uma mensagem informal em inglês?
Como nunca perder uma partida de xadrez?
Para que serve o medicamento topiramato 25 mg?
Como terminar uma introdução de redação?
Como saber se a nota antiga de 50 é falsa?
Como tomar prednisolona para asma?
Como terminar E-mail italiano?
Como identificar a Brachiaria?