Se não for tratada, pode causar um monte de problemas que afetam todo seu universo bucal. A primeira consequência é a gengivite. "Uma inflamação mais superficial e que pode evoluir a uma periodontite, afetando também os tecidos de sustentação do dente como o ligamento periodontal e o tecido ósseo".
Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.
Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite. O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético.
O indicado, para maioria dos casos, é que o paciente vá a cada seis meses. Isto porque esse cuidado previne problemas maiores na sua cavidade bucal. “Se não tratado, o tártaro causa manchas na superfície dental, gengivite e periodontite (doença que acarreta a perda óssea)”, exemplifica Vinícius.
Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.
39 curiosidades que você vai gostar
Para remover o tártaro, o médico dentista efetua um tratamento dentário designado de destartarização ou tartarectomia. Este procedimento, popularmente chamado de “limpeza de dentes” permite retirar o tártaro e placa bacteriana de uma forma eficaz.
Esse problema é muito comum e muitos de nós o conhecemos pela aparência desagradável que ele confere ao sorriso. No entanto, as suas consequências vão muito além de um prejuízo para a parte estética: caso não seja tratado adequadamente, o tártaro pode prejudicar também a saúde bucal.
Com a ajuda da escovação correta e uso do fio dental, a placa bacteriana consegue ser efetivamente removida dos seus dentes e gengiva. No entanto, quando essa etapa de limpeza não é cumprida, sua saúde bucal fica comprometida.
Além de atrapalhar a estética do sorriso, o cálculo dental pode trazer mau hálito para o paciente. “O acúmulo de cálculo leva a um maior acúmulo de placa sobre ele, já que é uma superfície porosa”, esclarece Sérgio. Esse aglomerado nos dentes pode vir a inflamar os tecidos circundantes, o que causa o mau hálito.
Isso pode significar acúmulo excessivo de tártaro e placa bacteriana, o que podem causar cáries e mau hálito. Além disso, quando o mau cheiro é acompanhado pelo sangramento , pode ser um sinal de periodontite ou gengivite, que é a inflamação da gengiva.
Apesar de haver muitas causas de halitose, uma das mais comuns é a formação da placa bacteriana entre e ao redor dos dentes. Isso ocorre porque essas bactérias quebram pequenos pedaços de comida na sua boca e liberam um desagradável odor, causando o mau hálito.
Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor. Por isso, na maioria das vezes, lidar com esse quadro é normal e não indica riscos à sua saúde bucal.
Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.
Abaixo você confere exemplos e a opinião do especialista Rafael Puglisi.Consumir mais vegetais e frutas. ... “Escovar” os dentes com morangos. ... Usar bicarbonato de sódio. ... Usar peróxido de hidrogênio. ... Usar gel de Aloe Vera. ... Mastigar gergelim ou salsinha. ... Usar óleo de girassol. ... Como prevenir o surgimento de tártaro.
entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.
Como tratar gengiva inchada?Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;
Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida.Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.
Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.
5 dicas para manter o bom hálito mesmo passando o dia fora de...1) Carregue sempre um kit de higiene bucal na bolsa. ... 2) Evite alguns tipos de alimentos. ... 3) Beba bastante água. ... 4) Alimente-se de 3 em 3 horas. ... 5) Um chicletinho sem açúcar às vezes pode ajudar.
Aprenda como curar mau hálito seguindo essas dicas simples:Escove e passe fio dental nos dentes regularmente. Para o melhor resultado, escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. ... Limpe sua língua. ... Hidrate-se com frequência. ... Cuidado com o que come. ... Visite seu dentista.
Por outro lado, manter a saúde das gengivas, a higiene bucal e o controle bacteriano pelo fluxo salivar é a melhor maneira de evitar o que muitas vezes pode ser entendido como cheiro de fezes.
Como tratar gengivite? A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.
Sem os cuidados necessários, porém, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dos dentes.
Veja quais são eles!Amolecimento e queda dos dentes. Uma das consequências da periodontite é a destruição dos ligamentos que ossos que dão suporte aos dentes. ... Retração nas gengivas. ... Aumento da sensibilidade nos dentes. ... Formação de bolsas nas gengivas. ... Dores. ... Mau hálito. ... Alterações no paladar.
3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápidoSeiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ... Cataplasma de ervas. ... Chá de calêndula.
Como transformar o numero 2025 em potência?
Como resolver um problema com seu parceiro?
Qual o número da Vivo para fazer reclamações?
O que acontece quando vc pega Covid?
Como habilitar o Solver no Excel 365?
Como são os circos atualmente?
Como se caracteriza os campos sulinos?
Como fazer fração de número misto?
Qual o critério de classificação das contas do passivo?
Como vivem os coreanos do sul?
O que são constelações e quais são as mais conhecidas?
O que estuda a Fonetica acústica?
Qual é o efeito do bicarbonato no cabelo?
Como eram chamados os ricos senhores de escravos e proprietários de terra?
Quais são os ambientes que possuem cores quentes?
Como se chama o processo de utilizar o solo para o plantio?
O que é conhecimento da pesquisa científica?