O que acontece se não pagar o TOI? A multa (ou parcelamento) TOI incluída na fatura não precisa ser paga. A lei proíbe a cobrança de TOI na fatura de consumo. A Lei também proíbe o corte, suspensão ou interrupção do serviço por falta de pagamento dos valores decorrentes do TOI.
Ao receber o TOI e o Comunicado de Cobrança de Irregularidade ou Aviso de Processo Administrativo o consumidor tem o prazo de 30 (trinta) dias para contestar o débito administrativamente, junto à concessionária de energia elétrica, apresentando um documento que pode ser chamado de “defesa” ou “impugnação”.
no estabelecimento não seja suspensa, sob pena de multa diária de R$ 500 ao dia, até o limite de 30 dias.
O consumidor que não concordar com a emissão do TOI tem o direito de requerer, no prazo de 15 dias a contar do recebimento do TOI, perícia técnica nos equipamentos. E a perícia deve ser realizada por terceiro que não seja funcionário da concessionária.
3 - Caso a concessionária realize inspeção e/ou substitua o medidor sem a presença do consumidor, o que fazer: O consumidor deve solicitar junto a concessionária o cancelamento do TOI, caso não seja realizado administrativamente, é possível buscar na justiça.
42 curiosidades que você vai gostar
Em atenção à comunicação citada em epígrafe, eu, ___, responsável pela unidade consumidora nº ____, pessoa idosa, venho, por meio desta reclamação, recursar a presente inspeção e cobrança, pugnando pela inaplicabilidade da r. multa e do procedimento instaurado com o TOI - Termo de Ocorrência e Inspeção nº _______.
TOI significa Termo de Ocorrência de Irregularidade, conforme o artigo 129, inciso I, da Resolução nº 414/2010 da ANEEL[2] – Agencia Nacional de Energia Elétrica, e nada mais é do que um documento emitido por escrito pela concessionária de energia elétrica quando em suas inspeções encontra furto de energia em sua rede.
Caso não cumpra tal exigência legal, a vistoria técnica é ILEGAL, ou seja, NULA. Ocorre que na maioria das vezes a concessionária se utiliza de sua superioridade, lavra o termo de forma unilateral, e ainda, embuti a cobrança na própria fatura de consumo de energia, o que é abusivo.
Light diz que cliente pode contestar cobrança
Todas as solicitações são analisadas pela Light em até 15 dias úteis, prazo estabelecido pela Aneel. O cliente pode ainda recorrer à Ouvidoria da Light, em segunda instância, caso discorde do resultado da análise feita em primeira instância".
O que são os princípios gerais do direito?
Como reconhecer diploma estrangeiro no brasil?
Quantos metros tem uma bobina de papel?
Quando um numero é divisivel por 8?
Por onde respiram as tartarugas?
O que são projetos pedagógicos?
Como agendar horário no consulado português?
Quais são os 3 elementos que compõem um sistema automatizado?
Quais são os dons que existem?
Qual a quantidade de calcário por hectare para pastagem?
Quando o controle da TV LG não funciona?