Usar chapinha todos os dias, de fato, pode estragar os fios, confirma a dermatologista. Outro aliado na hora de modelar o cabelo, o secador é visto como vilão, mas não costuma trazer malefícios se for usado corretamente, ainda que você recorra ao item todos os dias.
O calor quebra essa camada protetora e, com o tempo, danifica a camada interna (o córtex), deixando os cabelos opacos e secos e, em situações extremas, fragilizando e causando a quebra da fibra.
Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.
Portanto, procure usar a prancha somente nos dias de lavagem, no máximo três vezes por semana. Assim, você também irá higienizar menos os fios, já que passar a chapinha nas madeixas sem lavar ajuda dar um aspecto pesado, sem brilho e movimento, intensificando a aparência de cabelo sujo.
5. Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha. Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.
19 curiosidades que você vai gostar
O excesso de calor acaba por modificar a estruturação interna dos fios e deixando-os com a aparência quebradiça e sem vida. A exposição dos fios a temperaturas acima de 250ºC ocasionam danos irreversíveis para todos os tipos de cabelos.
Mas a alta temperatura em cabelos secos ou fragilizados pode trazer sérios danos, como ressecamento e aspereza. O calor do secador mais a chapinha causa menos danos ao cabelos, pois desta forma não há perda brusca de água dos fios.
O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.
Dormir com o cabelo molhado ou preso, por exemplo, não faz nada bem aos fios. Outra coisa que maltrata as madeixas é usar secador ou chapinha sem antes passar um protetor térmico. Ao lavar os cabelos com a água muito quente, as cutículas se abrem, aumentando assim a oleosidade na raiz.
10 coisas que você NÃO deve fazer nos cabelos!PARE de puxar as pontas duplas! ... PARE de usar ferramentas nos cabelos molhados! ... PARE de dormir de rabo de cavalo! ... PARE de sprayzar junto a raiz! ... PARE de usar um elástico qualquer! ... PARE de pentear da raiz até as pontas! ... PARE de usar shampoo purificante!
Prender os fios molhados
"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.
É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.
Assim como no caso do secador, a comparação entre a escova e a chapinha também entra na questão da habilidade. “A escova secadora tem uma temperatura menor do que a da chapa, então, se a pessoa não tem tanta facilidade para manipular essas ferramentas, ela corre menos risco de danificar o cabelo”, finaliza Andrea.
2. Hidratação SEMPRE! Hidratar o cabelo ajuda a selar as cutículas, o que cria uma camada de proteção contra o calor, então não se esqueça da hidratação pelo menos uma vez por semana. Se você quiser ir além, vale a pena investir em um cronograma capilar para ter cabelos mais fortes e saudáveis.
O que mais agride a saúde das madeixas e, por isso, requer maiores cuidados é a escova secadora, conforme explica a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum.
Separe mechas com cerca de três dedos de largura e vá passando o acessório mecha a mecha. Alise cada mecha devagar, porém sem permanecer com o aparelho parado. A chapinha deve estar sempre em movimento para não queimar os fios. Faça isso por todo o comprimento e prontinho, seus fios estarão lisos e, melhor, protegidos!
Chapinha (Prancha)
Diferente da escova, ela não pode ser feita com os cabelos molhados, e, em geral, é passada nos fios após uma leve escova feita com o secador. A diferença é que, com a chapinha,os fios terão um aspecto ainda mais chapado e estruturado se comparados à escova.
A progressiva sem formol é outro método de alisamento dos cabelos. Ela reduz o volume e o frizz e, cada vez que você realiza a progressiva sem formol, melhores são os resultados. A utilização de produtos sem formol na progressiva vem dos diversos efeitos colaterais que o formol pode causar às pessoas que o utilizam.
5 remédios caseiros para queda de cabeloBardana. O óleo essencial de bardana acalma a sensibilidade do couro cabeludo, quando este encontra-se vermelho e irritado, sendo ótimo para contribuir contra queda de cabelo e caspa. ... Proteína de arroz. ... Feno-grego e óleo de côco. ... Urtiga em pó ... Ginseng.
Tratamentos Naturais Para Queda De CabeloÓleo Essencial de Alecrim e Hortelã São os melhores óleos para queda de cabelo. ... Óleo de Coco. ... Babosa (Aloe Vera) ... Ovo para o Fortalecimento. ... Vinagre de Maçã e Óleo Essencial de Sálvia. ... Chá Verde. ... Argila para os Cabelos. ... Feno Grego.
2. Remédio caseiro para queda de cabelo com babosaExtraia a polpa da folha da babosa;Bata no liquidificador e acrescente 1 colher de sopa de óleo de coco e 10 gotas de óleo de alecrim;Aplique em todo o cabelo desde a raiz e deixe agir por pelo menos 30 minutos;Lave os cabelos como de costume.
7 coisas que você não deve fazer no cabelo cacheado: confira as dicas e veja o vídeo na matéria!Lavar o cabelo com shampoo todos os dias. ... Secar o cabelo com toalha felpuda. ... Lavar o cabelo à noite e dormir com ele molhado. ... Esquecer de usar o protetor térmico antes do secador. ... Pentear o cabelo cacheado seco.
Factores que incluem a luz (UV e luz visível), sal e cloro. Estes podem contribuir para uma quebra das pontes químicas da estrutura capilar. O calor do Sol pode ainda ressecar o cabelo e torná-lo mais susceptível ao dano. Ferros de enrolar, placas de alisar, secadores de mão ou de pé.
Como surgem os nós? Os nós são minúsculos, praticamente invisíveis, e muitas vezes só são percebidos ao se tocar o cabelo. Sua formação é imperceptível, mas o problema surge porque os fios acabam se enrolando neles mesmos, por causa de atrito.
Doenças do Couro CabeludoEflúvio Telógeno. ... Calvície Feminina (Alopecia Androgenética Feminina) ... Calvície Masculina (Alopecia Androgenética Masculina) ... Calvície. ... Foliculite Queloidiana da Nuca. ... Líquen Plano Pilar. ... Tinha do Couro Cabeludo. ... Foliculite Decalvante e Dissecante.
Como saber se tenho autoconfiança?
Como ver contas atrasadas do Semae?
Como configurar o roteador Tp-link para acesso remoto?
Como saber se estou com pus na garganta?
Qual a doença mental mais rara?
Como saber se têm conta atrasada CPFL?
Qual exame detecta bactéria no sangue?
Tem como consultar veículo pelo CPF?
Como saber a temperatura da minha pele?
Como juntar células de texto no Excel?
Como se preparar uma massa de cimento?
Como saber se tenho um tumor na cabeça?