Veículo a etanol abastecido com gasolina O que pode acontecer, quando o motorista, por engano, coloca gasolina na mistura, é a detonação do motor ou batida de pino, que pode acabar quebrando o motor.
Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.
Se colocar gasolina em motor álcool vai estourar o motor por conta da alta taxa de compressão pedida para veículos álcool. O motor vai grilar muito. Se seu carro é feito para álcool, use álcool. Se é feito para gasolina, use gasolina, não invente.
A principal consequência de colocar álcool em veículo movido a gasolina é a corrosão de peças, como a bomba de combustível, por exemplo. A composição química de cada combustível determina as peças que serão utilizadas no motor que o receberá.
Se ele decidir mudar da gasolina para o etanol, só deve fazer isso quanto a gasolina já estiver bem no finalzinho do tanque. E, também, o vice-versa do contrário, só passar de etanol para gasolina quando o tanque já estiver no finalzinho.
18 curiosidades que você vai gostar
Tem uma dica aí à respeito da troca de combustível no carro flex que eu mesmo já comentei aqui, que é quando se muda da gasolina para o etanol ou vice versa. E a dica é de rodar uns 10 quilômetros até a central eletrônica reconhecer essa mudança de combustível.
A utilização somente do etanol é prejudicial para o motor ou para o veículo? Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.
Gasolina e etanol podem, sim, ser misturados, uma vez que esse tipo de motor é feito para suportar ambos os combustíveis, seja cada um por vez, seja todos ao mesmo tempo.
Em função do consumo ser maior, o uso do etanol também reduz a autonomia da motocicleta. Ao abastecer apenas com etanol, o motociclista rodará menos quilômetros com um tanque e fará mais visitas aos postos de combustíveis.