Dor na barriga, diarreia e vômitos são sintomas que podem acontecer quando se come um queijo estragado. Infecção ou intoxicação alimentar são doenças transmitidas por alimentos que geralmente acontecem quando o alimento está fora do prazo de validade ou quando sua conservação não foi feita de maneira adequada.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
De acordo com a Portaria n.º 5, de 07 de março de 1983, do Ministério da Agricultura, que trata dos critérios de inspeção do leite e produtos lácteos, o queijo com prazo de comercialização ultrapassado poderá ser reaproveitado, fundido para se transformar em requeijão, manteiga ou sabão.
Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.
Segundo Ana Cristina de Castro, médica da Unifesp, podem ser conservados na geladeira por até dois dias, normalmente, alimentos como carne moída, peru, carne cozida, peixe, marisco. Até quatro dias, molhos e sopas. Alimentos defumados como bacon podem esperar até sete dias.
18 curiosidades que você vai gostar
Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Riscos de usar o produto vencido
O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação.
O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo.
Quanto tempo dura o creme de leite depois de vencido? O creme de leite, por exemplo, que na lata fechada tem vaidade de um mês, dura muito menos depois que a embalagem for aberta. “Depois de aberto, o prazo de validade cai para apenas três dias”, informa o nutricionista Murilo Pereira.
Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.
Outra dica, caso o queijo já tenha mofado, é umedecer o guardanapo com vinagre e passa-lo em volta do pedaço do queijo e em seguida leva-lo para a geladeira até notar que o vinagre foi absorvido. O vinagre não altera o sabor do queijo, mas trabalha na sua acidez contra a formação natural do mofo.
Assim como o parmesão, queijos considerados duros e semiduros, como gruyère, grana padano, pecorino, suíço, queijo prato e muçarela (acreditem, este nome é escrito com "ç"), são considerados seguros para serem comidos após a parte mofada ser cortada.
Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.
Como saber se o queijo está estragadoA primeira coisa que deve fazer é revisar a data de validade do produto. ... A presença de mofo, uma mudança na cor, no cheiro ou no sabor do produto são sintomas de que o queijo não se encontra em bom estado.
2 – Os queijos mais macios e cremosos devem ser retirados da geladeira no momento do consumo. Já os queijos mais firmes e duros, se a porção for pequena, podem ficar até dois dias fora da geladeira.
A importância da data de validade é vista pelo fato de ser uma informação obrigatória na embalagem de todos os alimentos. Em síntese, pode informar ao consumidor a data máxima que o fabricante garante a conservação das características de qualidade do produto.
Também conhecida como data de “consumir até”, é o prazo depois do qual a qualidade do produto expira. Os produtos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que sua ingestão ou consumo podem significar risco.
Pelo art. 7, inciso IX da Lei nº 8.137/90, é expressamente proibida a venda de mercadorias que atingiram a sua data de validade e, além disso, pelo bem do seu supermercado, mantenha o aviso dito acima enquanto o fornecedor não realizar a retirada.
Por exemplo, um produto hidratante pode deixar de hidratar e, consequentemente, a pele se tornará ainda mais ressecada. O uso de produtos fora da validade também pode gerar outros danos como dermatites, irritação, vermelhidão na pele e acne”.
O descarte desses produtos e suas embalagens pode ser feito no lixo comum.
...
Dependendo do tipo de cosmético, a forma correta de fazer o descarte é diferente:alguns podem ser jogados na pia, no vaso ou ralo;outros podem ser descartados com o lixo comum;e ainda existem tipos específicos que exigem cuidados especiais.
O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno. Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado.
A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.
Bolachas: comer bolacha vencida faz mal se o produto estiver prejudicado, além disso, bolachas perder a textura e ficam moles caso a embalagem já tenha sido aberta, sendo ruins de comer mesmo ainda estando dentro do prazo.
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
Qual a melhor cera para taco de madeira?
Como descobrir a senha de um cartão da Caixa?
Porque a carne de porco inflama?
Como se formam os dobramentos modernos de exemplos?
O que ocorre na fase do art 422 do CPP?
Como devemos proceder para classificar os consumidores de uma cadeia alimentar?
Quanto custa colar tela de celular?
O que acontece depois da homologação de um processo?
Quando os gatos aprendem seu nome?
O quê ITCD e quando se dá o seu recolhimento?
Qual é a maior pá mecânica do mundo?
O que é um depósito voluntário?
Qual horário Cai o seguro desemprego?
Quantas vezes por semana é necessário fazer alongamento?
Qual o melhor aplicativo de notícias do Brasil e do mundo?