Comer rápido e não mastigar o suficiente, em geral, faz com que se coma mais calorias e por isso engorda além de produzir outros problemas como má digestão, azia, gases ou barriga inchada, por exemplo.
Mastigar mal pode atrapalhar a digestão, porque faz com que você não absorva os nutrientes da refeição. Outra coisa é que a pessoa acaba engolindo o ar junto com a refeição ou tomando muito líquido. Além de ingerir calorias em excesso, faz com que a pessoa possa ter sintomas de distensão abdominal, desconforto.
"Comer muito rapidamente não é ideal, porque a pessoa não vai mastigar direito os alimentos e vai dificultar a digestão das enzimas. Todos, enfim, deixaram claro uma coisa: que 15 minutos de tempo é muito pouco para almoçar de modo saudável. A correria ou pressa prejudicam o bem-estar do trabalhador.
Além disso, cada refeição deve ter duração de pelo menos 20 minutos. "Esse é o tempo médio que leva para o intestino liberar o hormônio que ativa o centro de saciedade do cérebro depois que começamos a nos alimentar", explica.
Quais outros fatores influenciam a mastigação? Dentes mal posicionados prejudicam a boa mastigação. No entanto, esse problema pode ser resolvido com o uso do aparelho dentário. Outro fator que prejudica o processo mastigatório é a falta de dentes na boca.
Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor os alimentos, também aumenta a produção de saliva, o que facilita a ação do ácido gástrico. Quando isso acontece, os alimentos ficam menos tempo no estômago e é até possível controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo.
O hábito de comer devagar vai permitir que o sabor dos alimentos seja percebido com maior facilidade, confirmando satisfação e saciedade ao cérebro. Ao mesmo tempo, essa prática vai ajudar a diminuir o vício por sabores artificiais e o consumo de alimentos industrializados.
Assim, algumas consequências de comer rápido podem ser: 1. Aumento de peso. O cérebro e o estômago trabalham em conjunto para controlar o apetite, mas este processo não é instantâneo. Ao comer rapidamente, não se permite que os sinais de saciedade sejam transmitidos para o cérebro, os quais demoram 15 a 20 minutos em chegar, ...
Ao sair para comer, pode ser difícil consumir porções pequenas ou apenas um alimento. Nos restaurantes, também há outras tentações, como aperitivos, entradas e sobremesas. Será necessário ficar atento a estes outros alimentos além das porções grandes. Na entrada, a melhor opção pode ser apenas um aperitivo.
Caso perceba que ainda está com fome após comer, pegue mais legumes. Beba água na quantidade adequada. A água é fundamental para o funcionamento adequado do corpo no dia a dia, além de ser também uma ótima maneira de diminuir a quantidade de alimentos ingeridos.
Ao comer demais, a pessoa provavelmente ficará com a impressão de plenitude no estômago. Em vez disso, tente parar de comer assim que se sentir satisfeito. Isso acontece quando não estiver mais com fome, com uma sensação de estômago pleno, mas não muito cheio a ponto de causar desconforto.
O que fazer para parar de pensar em coisas ruins?
Quanto custa um diamante branco?
Qual a importância de uma gestão escolar democrática?
Como umedecer ração para cachorro?
Quanto rende 700.000 na poupança?
O que significa o nome Lollapalooza?
O que vender para ter lucro rápido?
Qual o último lote de restituição 2021?
Qual exame podemos fazer para identificar a origem do abscesso?
Qual o valor de um buffet para 200 pessoas?
Quais os principais desafios enfrentados pela comunidade científica atualmente?
Como calcular probabilidade de dois eventos?
Qual a principal função dos fosfolipídios?
Quando o feijão fica com espuma?