Nossos sistemas digestivos são extremamente sensíveis a comidas e líquidos, e, sobretudo, à temperatura das comidas que consumimos. Comidas frias, especialmente bebidas, podem causar um choque em todo o corpo, forçando seu sistema digestivo a gastar mais energia para decompô-los e absorver os nutrientes.
O maior risco de contaminação é a desvantagem da comida fria. Especialmente dos alimentos crus. É preciso ter muita atenção ao padrão de higiene do local e das pessoas que manipulam o alimento, ter controle das matérias-primas e uma cadeia de frios muito boa.
Após a comida ser cozida, suas moléculas vão perdendo a forma, fazendo com que seus nutrientes fiquem mais disponíveis e possam ser digeridos mais facilmente. Ou seja, esquentar o rango, para os nossos ancestrais, significava extrair mais energia da mesma quantidade de alimento.
Muitos pacientes reclamam que os alimentos mais quentes possuem aroma e sabor mais acentuados, o que também contribui para aumentar a ânsia de vômito. Nesse caso, consumir alimentos mais frios é vantagem, porque a baixa temperatura “anestesia” as papilas gustativas, tornando o sabor mais neutro.
Além disso, a queimadura por frio pode causar perda momentânea do paladar e atingir o esôfago e o estômago também, principalmente quando se toma água gelada em excesso.
20 curiosidades que você vai gostar
Lesões no esôfago
Como tratar: é necessária a aspiração das secreções com sonda, uso de antibióticos e evitar comer até a cicatrização das lesão. Quando o ferimento é grande ou não pode ser contido, é indicada a cirurgia para correção.
A azia é o sintoma mais característico de refluxo do suco gástrico para o esôfago (refluxo gastroesofágico). A sensação de azia ou queimação costuma surgir nas duas primeiras horas depois da refeição, especialmente quando a pessoa se deita, e melhora com antiácidos.
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a engordar. Os principais são: a alimentação, o sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de medicamentos, genética e idade.
Seja no forno micro-ondas, no fogão ou em banho-maria, requentar a comida é uma prática saudável e uma boa maneira de economizar um pouquinho, evitando também o desperdício de alimentos.
É possível um sistema homogeneo não admitir solução?
Quais são os tipos de teologia?
É possível perder quantos quilos em duas semanas?
Quantas calorias perde caminhando 1 hora?
Como são classificados os semicondutores?
Como pedir pensão por morte para filho?
O que são indicadores financeiros de uma organização?
Como saber se a imagem está em vetor?
O que o querosene pode causar?
Quanto custa um filhote de cobra jiboia?
Qual é o tempo certo de um namoro?
Quais estruturas condicionais existentes na linguagem Python?