Os solventes quando inalados cronicamente podem levar a lesões da medula óssea, dos rins, do fígado e dos nervos periféricos que controlam os músculos.
A inalação crônica pode levar a morte de neurônios (células do cérebro), causando lesões irreversíveis do cérebro. Além disso a pessoa que usa cronicamente solventes fica apática, com dificuldades de concentração e déficit de memória.
Excitação, geralmente acompanhada de zumbidos, dor de cabeça, salivação e rubor; são seus primeiros efeitos que, logo depois, dão espaço para uma diminuição das atividades cerebrais do indivíduo, conferindo voz mole, desorientação, palidez e, em alguns casos, alucinações.
Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Causa dano ao sistema nervoso central, rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.
Os solventes são substâncias sintéticas que são inalados pela boca ou nariz. São produtos químicos utilizados para diversos fins, inclusive como drogas: são esmaltes, thinner, tintas, colas, entre outros. Podem ser produzidos também para comércio ilegal, como lança-perfume, loló ou “cheirinho de loló”.
32 curiosidades que você vai gostar
Os solventes praticamente não atuam em outros órgãos, a não ser o cérebro. Entretanto, existe um fenômeno produzido pelos solventes que pode ser muito perigoso. Eles tornam o coração humano mais sensível a uma substância que o nosso corpo fabrica, a adrenalina, e que faz o número de batimentos cardíacos aumentar.
Inalação: Quando inalados os vapores causam irritação da mucosa. Em altas concentrações os vapores inalados tem efeito narcótico e anestésico, e podem provocar dor-de-cabeça, vertigens, náuseas, sonolência, mal estar e perda de consciência. Em concentrações muito altas podem provocar até o coma.
Os efeitos do lança-perfume duram entre de 15 e 40 minutos. Isso torna o uso da droga viciante e altamente prejudicial à saúde, visto que os usuários precisam utilizar cada vez mais droga para manter a euforia provocada por ela.
São inflamáveis. Exemplos: Metacrilato de metila; Acetato de metila; Acetato de Etila; Os solventes quando inalados praticamente agridem apenas o cérebro, em detrimento de outras partes do corpo.
Como fazer relatorio de aula pratica?
Qual é a diferença entre inquilinismo e comensalismo?
O que acontece se tomar 4 Dramin de uma vez?
Quais os militares que tem direito a continência?
Quais são os tipos de conhecimento?
Como usar pedras para meditar?
Qual valor da segunda via do Bilhete Único?
Quais são as doenças ocupacionais do trabalho?
O que é um contribuinte facultativo?
O que falar no primeiro dia na sessão do psicólogo?
Qual o ciclo do crescimento dos pelos?