A presença de gordura nas fezes, também conhecida como esteatorreia, acontece principalmente quando existem alterações que interferem digestão e/ou absorção de gordura no intestino, o que favorece a eliminação de gordura nas fezes, que pode ter coloração mais amarelada ou esbranquiçada devido à presença de gorduras.
Em geral, a perda de peso, fadiga, cólicas abdominais, distensão abdominal e inchaço abdominal pela presença de gases e diarreia (esteatorreia) são proeminentes, embora os pacientes nem sempre apresentem perda de apetite. Em alguns pacientes, a doença inicialmente é insidiosa e os sintomas são leves.
10 libras de gordura são convertidos em, mais ou menos, 8,4 libras de dióxido de carbono (que é expelido do nosso corpo quando respiramos) e 1,6 libras de água (eliminadas na urina e suor). Convertendo as medidas para quilogramas, são 4,53 kg de gordura convertidos em 3,81 kg de dióxido de carbono e 0,72 g em água.
O orlistate, conhecido como Xenical, é um medicamento criado na década de 1990 para emagrecer. Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura acaba sendo eliminada pelas fezes.
A esteatorreia acontece principalmente devido a alterações no processo digestivo ou na absorção de gordura no intestino, o que faz com que a gordura seja eliminada nas fezes.
A esteatorreia ocorre da desconjugação pelas bactérias dos sais biliares, lesão e inflamação da mucosa intestinal e hidroxilação das gorduras. A síndrome do intestino curto ocorre quando há ressecção extensa do intestino delgado, deixando menos de 200 cm.
A detecção da gordura nas fezes dá-se pelo exame de fezes chamado SUDAM III, e a dosagem da elastase pancreática nas fezes nos faz suspeitar de insuficiência exócrina no pâncreas.
Gordura nas fezes gera odor forte e aparência espumosa. A presença de gordura nas fezes pode ser visível ou detectada por exames laboratoriais. Caso visível, as fezes tendem a ser espumosas, com odor fétido forte e tendem a sempre flutuar na água. O nome técnico é esteatorreia, que significa excessiva excreção de gordura nas fezes.
Para identificar a presença de gordura nas fezes, é importante fazer um exame de fezes para identificar a quantidade de gordura e a causa da alteração. Assim, para fazer o exame de gorduras fecais deve-se comer alimentos ricos em gordura até 3 dias antes da análise e, no dia deve-se colher uma amostra em casa.
A cor normal de fezes saudáveis é marrom. É claro que existem diversas variações e tons entre marrom, amarelo e verde que também são saudáveis, mas o ideal é que ele seja marrom, em um tom parecido com o do chocolate ao leite.
Como adicionar uma lista suspensa no Excel?
Como se tornar um administrador do grupo do WhatsApp?
Como limpar a válvula solenoide?
Como se dá a reprodução de fungos?
Tem como lixar os dentes em casa?
O que significa o Santissimo Sacramento na Igreja Católica?
Como se tornar um Master Sorcerer no Tibia?
Como se tornar um juiz na Inglaterra?
Como tomar prednisona de 20mg?
Pode lixar os pés todos os dias?
Qual lixa usar para lixar palete?
Quais são os mecanismos de transporte de absorção dos fármacos?