Outro item fundamental para o bom funcionamento da geladeira é o termostato. Ele é o dispositivo que mantém o eletrodoméstico na temperatura ideal. Quando a peça queima, o aparelho para de funcionar ou não desliga, causando o congelamento dos alimentos.
Termostato. No caso de sua geladeira não estar gelando como deveria, confira se o termostato está na temperatura correta antes de qualquer coisa. É possível que ele não esteja ajustado para uma temperatura fria o suficiente, ou até que ele não esteja funcionando corretamente.
O termostato pode desregular ou pode queimar, o que acarretará na necessidade de comprar um novo. O preço médio que um técnico irá cobrar para consertar o termostato da geladeira é de cerca de R$ 450,00.
Verifique se a fixação do bulbo do termostato está correta. Gire o botão do termostato para o ponto mínimo (menos frio) e verifique se o compressor desliga. Se o problema continuar, substitua o termostato. Informe o usuário que é normal um estalo na operação de liga e desliga do termostato.
O termostato é ligado a um circuito e se o resfriamento estiver abaixo do limite, ele fecha o contato e ativa as resistências até que a temperatura seja novamente ajustada. Porém, se o controle se der pela ventilação, quando o calor excede o máximo preestabelecido, o contato será fechado e a refrigeração ativada.
39 curiosidades que você vai gostar
O termostato é o sensor que controla a temperatura das geladeiras, refrigeradores e outros eletrodomésticos. ... Além disso, a correta regulagem do termostato ajuda a não sobrecarregar compressor da geladeira, evitando assim desperdício de energia.
Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada. Mas lembre-se, a melhor resposta você só vai ter com o próprio fabricante.
O sinal mais comum de defeito no termostato de uma geladeira é encontrar leite e ketchup congelados.
O ideal é deixar o botão do termostato mais ou menos no meio. Ou seja: se os números vão de 1 a 5, coloque a peça em 3; se vão de 1 a 9, coloque-a entre 4 e 5. Pode ser que a geladeira tenha até indicadores mais específicos, como "mais quente" ou "mais frio".
A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.
Esses sinais podem ser, o enrijecimento das borrachas, seguidos de pequenas trincas e até mesmo rasgos. Caso isso seja identificado, basta comprar um jogo novo de borrachas – que sejam compatíveis com a marca e com o modelo – e realizar a troca antes que o aparelho queime de fato.
Se sua geladeira não gela a parte de baixo, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. O fluxo dele, na maioria dos modelos, é de cima a baixo, fazendo com que a parte inferior do eletrodoméstico resfrie. Esse tipo de problema só pode ser resolvido com ajuda de um técnico.
Isso porque é ele o responsável por ligar e desligar o compressor da geladeira para o frio: ou seja, quando ela atinge o nível máximo de frio, o termostato detecta e manda o compressor desligar para que ele pare de gerar mais frio. ...
Ao queimar, ele causa esse efeito na geladeira, que acende a luz, mas o motor não funciona. Outro problema que costuma acontecer com o defeito dessa peça é a má distribuição da temperatura no seu eletrodoméstico. Assim, a parte de cima pode gelar mais que a debaixo, por exemplo.
A temperatura é ajustada pressionando o botão de controle até a posição desejada. Para dias frios ou quando o seu produto estiver sendo pouco usado, evite regular a temperatura na posição super frio. Isto pode causar o congelamento dos alimentos.
Visto isso, a temperatura indicada para seu Refrigerador pode variar dependendo dos alimentos que estiverem lá, mas por padrão a temperatura ideal em seu Refrigerador deve estar ajustada entre 1°C a 7°C.
Controle de temperatura
Verifique o ponto de temperatura definida para o freezer. ... Se a temperatura do congelador estiver definida como muito menor do que isso, o aparelho funcionará constantemente para tentar manter essa temperatura.
Para fazer isso, basta adicionar as mãos bem lavadas com água dentro do aquário. Lentamente, mova sua mão em direção ao termostato. Se você puder senti-lo emitindo calor e a água ficando mais quente à medida que você se aproxima dele, é um sinal de que está funcionando bem.
Os refrigeradores possuem no mínimo um termostato que os fazem funcionar apenas até atingir a temperatura selecionada e depois desligam até a temperatura subir novamente. Esse processo é parte do funcionamento normal da geladeira, e não é necessário se preocupar quanto a ele.
Se a sua geladeira, estiver funcionando direto sem desligar, e ainda não gela bem os alimento, o problema pode ser FALTA DE GÁS, devido a um vazamento ou FILTRO SECADOR parcialmente entupido.
Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.
Falta de gás (fluído refrigerante) Filtro secador entupido. Tubo capilar entupido. Motor compressor fraco (problema interno nas válvulas) vai ter que trocar.
Como ir do aeroporto de Salvador para a Barra?
Quantos quilos de carne para uma festa com 70 pessoas?
Como iniciar uma chácara pequena?
O que é preciso para organizar uma empresa?
Como arrumar carteira feminina?
Qual o papel do departamento pessoal nas organizações?
Como organizar o planejamento?
Como organizar uma festa de confraternização na Igreja?
Como organizar pastas no WhatsApp?
Como fazer um espaço de brincadeira?
Qual o melhor antidepressivo para idosos?
É possível investir no exterior?
Como organizar um laboratório de eletrônica?
O que fazer quando aparece o erro 404?
Como conseguir mais espaço no Guarda-roupa?