A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente.
A indigestão, ou dispepsia, caracteriza-se por dor no abdome ou pela presença de outros distúrbios gástricos como sensação de estômago cheio, enjoos, eructações e vômitos. Vários são os problemas que podem causar indigestão.
Além do mal estar intestinal, é importante lembrar que a má digestão pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, o que aumenta o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.
São exemplos de causas desta alteração: Doença Celíaca, Espru tropical, Doença de Whipple, Doença de Chron, Retocolite Ulcerativa, infecções locais por bactérias, vírus e protozoários, drogas como neomicina e álcool e retirada cirúrgica (ressecção) de parte do intestino por doenças específicas e tumores, enterites ...
Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.
20 curiosidades que você vai gostar
O material que não foi digerido forma as fezes, que se acumulam no reto e são eliminadas para fora do ânus.
Por que a digestão é importante? Como falamos no início do texto, a digestão é importante porque seu corpo precisa dos nutrientes dos alimentos e bebidas para funcionar adequadamente e se manter saudável. Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água são nutrientes.
Absorção de nutrientes com a combinação de alimentos: Como melhorar?Arroz e feijão. O bom e velho arroz com feijão é uma ótima combinação para o bom funcionamento do corpo. ... Abacaxi e hortelã ... Cálcio e vitamina D. ... Molho de tomate e azeite. ... Vitamina A e vitamina E. ... Tomate e abacate. ... Ovo e espinafre. ... Chá verde e limão.
Essas alterações podem incluir a doença de Crohn, infecções locais, espru tropical, doença célica, doença de Whipple, retocolite ulcerativa, tumores na região do intestino delgado, entre outras doenças. Mardem Machado explica que as causas podem ser variadas para o organismo não conseguir absorver os nutrientes.