A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio.
Nossas células queimam energia - e aquecem o organismo. Dessa forma, nossas células produzem uma molécula chamada adenosina trifosfato (ATP), usada pelo corpo para fazer de tudo, desde piscar os olhos até bater o coração. O calor é um efeito colateral da quebra.
Evaporação-sudação = é a forma mais eficiente que o corpo humano tem de perder energia calorífica para o meio ambiente, e se dá através das seguintes formas: perda de vapor d´água pelos pulmões (desprezível para o homem); perspiração (difusão de água através das camadas superficiais da pele para a superfície); sudação ...
Podemos observar na tabela que o principal processo de perda de calor é o relacionado à radiação, isso porque todos os seres vivos emitem radiação em proporções pequenas, por isso, sua verificação só é possível na chamada linha do infravermelho, invisível a olho nu, mas analisada precisamente por sensores especiais.
Em casos mais graves, quando a produção de calor supera a capacidade do organismo de dissipar o calor, ocorre a hipertermia, com quadros de insolação ou exaustão térmica.
Esse processo acontece porque os corpos sentem a necessidade de ceder e receber calor. O princípio de trocas de calor possui mesmo módulo, porém apresenta sinais contrários, ou seja, o corpo que recebe calor é positivo e o corpo que cede (perde) calor é negativo.
Quando um corpo recebe ou cede determinada quantidade de calor, capaz apenas de gerar variações de temperatura, sem que ocorra mudança no estado de agregação das moléculas, o calor é denominado de sensível.
A convecção ocorre quando uma porção de um gás se aquece por qualquer motivo e, em conseqüência, se torna mais leve que o restante do gás ao seu redor. Por causa dessa diminuição em densidade por aquecimento, o gás é forçado a subir.
Como nosso corpo produz calor? Nossas células queimam energia - e aquecem o organismo. Pense no motor de um carro. Quando você o liga e a queima de gasolina produz energia, parte dela se perde na forma de calor.
O corpo dispõe de alguns artifícios para evitar a perda de calor: tremor, termogênese, vasoconstrição periférica. Pessoas com maior quantidade de tecido adiposo perdem menos calor. O vento aumenta a perda de calor por convenção e condução. A água fria acelera a perda de calor por condução em cerca de 25 vezes.
Uma vez que o calor metabólico é transferido para a periferia do corpo, existem vários meios pelos quais o calor pode ser perdido para o ambiente, incluindo radiação, condução, convecção e evaporação. Tipos de perda de calor Radiação A radiação é a perda ou ganho de calor na forma de raios infravermelhos.
Evaporação – é a principal forma de troca de calor durante o exercício. O suor nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo, pois junto com moléculas de água nosso corpo libera calor para o meio externo.
Quando o sábado é considerado dia útil?
O que é o estágio supervisionado em Enfermagem?
Qual a diferença de louça e porcelana?
Como escolher a melhor cor de vestido?
Quais países fundaram o Mercado Comum Europeu em 1957?
O que pode atacar a labirintite?
Qual é a relação entre arte e religião?
Qual é o irmão mais velho de Zeus?
O que significa a palavra rogou lhe?
Porque lavar roupa e ela fica com um cheiro estranho?
O que é uma certidão judicial?
Quantas atividades secundárias no MEI pode ter?
Quem pode se aposentar com 60 anos?
Quantos são os países do mundo árabe?
Pode passar manteiga de cacau na sobrancelha?