O ar muito seco dificulta a dispersão de gases poluentes, e também resseca as mucosas das vias aéreas o que facilita crises de asma e infecções virais e bacterianas. A desidratação decorrente da baixa umidade do ar deixa o sangue mais denso e também causa problemas oculares e alergia.
Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde.
Tempo seco.
O responsável por esse fenômeno natural é a baixa umidade relativa do ar, ou seja, a quantidade de água na forma de vapor presente na atmosfera. Quanto mais baixo esse índice, maiores os alertas e impactos para a saúde.
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:Rinite.Asma.Outros problemas respiratórios.Irritação nos olhos.Irritação no nariz.Garganta seca e sensível.Ressecamento da pele.Problemas cardíacos.
Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.
38 curiosidades que você vai gostar
O instrumento usado para medir a umidade relativa do ar é o higrômetro. Ele geralmente é feito usando-se sais de lítio que apresentam uma resistência variável de acordo com a quantidade de água absorvida.
A baixa umidade relativa do ar pode provocar ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz até o agravamento de doenças respiratórias.
Independentemente do local em que você vive, essa condição climática desfavorável causa o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que facilita o surgimento de sintomas e doenças no trato respiratório. Também causa desidratação corporal, o que leva ao ressecamento da pele, dermatites e irritações.
O que é tempo seco e como ele pode afetar a sua saúde?garganta seca;pele ressecada;nariz com sangramento;doenças como a asma e a rinite.
Tempo seco: 5 dicas para respirar melhor em dias de baixa umidadeLave o nariz com soro fisiológico. Para ajudar no processo de respiração, lave o nariz com soro fisiológico (pelo menos. ... Faça exercícios. ... Procure reduzir os níveis de estresse. ... Evite se expor a mudanças bruscas de temperatura. ... Purifique o ambiente.
DicasTome bastante água;Aplique soro no nariz;Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;Evite a prática de esportes em locais de muita poluição e em horários de baixa umidade (das 11h às 16h);Use umidificador de ar e bacias de água em casa.
O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.
A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.
Uma forma simples de medir a umidade é utilizando dois termômetros: um deles com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido, isto é, envolto em uma gaze úmida. O valor da temperatura medido com o termômetro úmido é menor porque a água evapora esfriando o bulbo.
A água, em razão de seu calor específico, tende a conservar por mais tempo as temperaturas, fazendo com que haja uma menor variação delas, ou seja, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura) é menor quanto maior for a umidade do ar.
Já o 100%, que acontece na natureza às vezes, indica que o ar está saturado e não pode absorver mais água. É como pôr tanto açúcar no chá que ele não dilui mais e acumula no fundo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Quando a umidade relativa ultrapasse de 90% proporciona condições favoráveis de condensação de água sobre a superfície das folhas das plantas ocasionando o desenvolvimento de doenças.
Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
Umidade do ar no inverno
Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa.
O frio seco é menos sentido que o frio úmido. A sensação térmica tem o mesmo efeito quando você sopra a sopa para esfriar. O movimento do ar aumenta a perda de calor da sopa pela convecção, assim, a sopa esfria mais rápido.
Disponível para IOS e Android, o AirVisual é um dos aplicativos mais completos que testamos para medir a qualidade do ar. Ao acessá-lo, não é necessário fazer cadastro. Basta ativar a localização por meio do GPS e já é possível conferir tanto a previsão do tempo, quanto a qualidade do ar no local onde você está.
Quais são as funções da linguagem?
Como solicitar restituição de INSS pago a maior?
Como fazer uma lista de chamada pelo WhatsApp?
Como saber a altura de um trapézio?
Como transformar um chuveiro de 110 para 220?
Como pedir parceria texto pronto?
Como pedir reembolso no cinema?
Como limpar piso antiderrapante sujo de cimento?
Como remover conta do LG antigo?
Tem como tirar jateado do vidro?
Como limpar fita antiderrapante?
Qual foi a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém?
Como excluir a conta no aplicativo do Banco do Brasil?
Quando Michael Jackson começou sua carreira solo?
Como eliminar pedra no rim rápido?