“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.
Essa sensação de estar ficando louco é na verdade a liberação exagerada de um hormônio – responsável por nos deixar alerta contra algo que põe nossa integridade em risco – chamado cortisol. Junte-se a isto a incapacidade do cérebro de dar um significado ao evento, ao constatar a falta de um objeto real a ser temido.
“Você está ficando maluco?” é uma frase que todo mundo já ouviu em algum momento da vida (em alguns casos, em vários momentos). O que gera a dúvida: Será que uma pessoa normal pode vir a se tornar louca? Ou pior, será que você pode um dia chegar a ficar louco?
Em psiquiatria, há um velho ditado (que até se utiliza para tranquilizar os pacientes) que diz que a pessoa que está ficando louca não sabe que está ficando louca, o que significa que a capacidade de alguém se preocupar com o fato de poder ficar louco é uma segurança de que isso não vai acontecer.
Classicamente, o louco é aquele sujeito que perdeu a razão, que tem pensamentos e ações sem sentido, tem comportamentos distorcidos que fogem à regra: é a “alienação mental” de Philippe Pinel, o pai da psiquiatra moderna (cujo sobrenome virou o mesmo que loucura), que atuou na França entre o final do século XVIII e o começo do século XIX.
São preocupações um tanto quanto desnecessárias, pois ninguém fica louco da noite para o dia. Porém, isso pode acontecer de outras maneiras, e você recebe sinais disso todos os dias.
Quem é o dono do Morro do Dendê?
O que é Isoterma de adsorção de água de um alimento?
Como se conta o prazo prescricional trabalhista?
Quem é a parte passiva no processo?
Como apagar os dados do iPhone roubado?
Quem passou a capital de Salvador para o Rio?
Quais criptomoedas consigo minerar?
Porque o sol aparece durante o dia?
Qual o termo usado na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si?
Qual o tipo de esquizofrenia mais leve?
São expressões da questão social?
Quais os principais autores e obras do humanismo?
Como aproveitar o colostro da vaca?
O que é uma titulação volumétrica e para que serve?
Como saber quantas vezes a pessoa viu meu Stories no Facebook?