Assim, nas áreas urbanas, como a água não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é, muitas vezes, insuficiente ou está obstruída, ocorre que, em dias de chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e a enxurrada vai descendo desde as partes altas, até encontrar ...
Enchentes: o que fazer para evitá-las?
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
Para ter ideia de como é uma simples mudança de hábito, o maior causador de entupimentos em bueiros e bocas de lobo é o descarte irregular de lixo. Os objetos que jogamos na rua são responsáveis pela maioria dos entupimentos e alagamentos. ... Eles ajudam a diminuir o fluxo de água das chuvas que escoam para os bueiros.
Algumas mudanças estruturais podem livrar uma cidade de enchentes. ... Não existe fórmula mágica para evitar os alagamentos, mas algumas mudanças na estrutura dos grandes centros urbanos podem minimizar o efeito do excesso de água.
As enchentes e inundações são muitas vezes causadas pela cheia de um rio, fazendo com que as suas águas elevem-se acima do normal em tempos de fortes chuvas. Assim, suas águas acabam “invadindo” o espaço de moradia de muitas pessoas, além de ruas e empreendimentos comerciais.
Entre as principais consequências das enchentes destacam-se: Ameaça à saúde pública: A água proveniente de enchentes é contaminada e o contato com ela pode transmitir doenças diversas. Muitos casos de mortes por afogamento também são registrados.
As águas das enchentes transbordam rios e carregam consigo lama, lixo e esgoto – inclusive para dentro das casas e, desta forma, doenças como leptospirose, cólera, diarréias causadas por Escherichia coli, Shigella e Salmonella, febre tifóide e hepatites geralmente ganham forças em condições como estas.
Episódios de acidentes provocados pelas chuvas e raios, no ambiente de trabalho, não são casos isolados. Conheça alguns dos riscos de acidentes provocados pelas chuvas no canteiro de obras e previna-se!
Você já sabe que as chuvas são comuns, no Brasil, na primavera e verão. As tempestades, seguidas ou não de raios e ventos, ou as chuvas constantes e por tempo prolongado podem trazer perigos e transtornos para o setor da Construção Civil. Episódios de acidentes provocados pelas chuvas e raios, no ambiente de trabalho, não são casos isolados.
Os ventos podem fazer ainda com que pedaços de madeira, ou parte da estrutura do prédio em construção, se desprenda e caia sobre os trabalhadores, causando acidentes. Por estes motivos é tão importante sempre usar os EPI’s, como capacetes e óculos de segurança, e redobrar a atenção ao realizar as atividades, nos dias de chuva.
A chuva pode agravar a ocorrência de acidentes na construção civil também por causa de deslizamentos de terra, principalmente na etapa de terraplanagem. Áreas de barranco podem ceder, devido à grande quantidade de água infiltrada, e a estabilidade de alvenarias, recém-construídas, também podem ser afetadas, comprometendo toda a estrutura da obra.
Quanto ganha uma barriga de aluguel nos EUA?
Quais as formas de polinização?
Como calcular ppm de defeitos?
Como fazer para ser atendente da Vivo?
Como transformar uma frase em pergunta inglês?
O que significa questão de raciocínio lógico?
Como editar uma imagem bitmap no Corel?
O que é preciso para ser um bom contador?
Quanto é a assinatura do Stoodi?
Como transformar uma imagem em Sticker online?
Como virar capitão no modo carreira FIFA 19?
Como identificar uma bad girl?
Como ser bom em física e matemática?
Como dar carinho a namorada por mensagem?
Como localizar quebra de linha no Excel?
Como deixar de ser chantagista emocional?
Como sacar dinheiro da conta poupança Santander?