O crescimento secundário se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos secundários são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular e do câmbio da casca, respectivamente.
Na maioria das plantas vasculares, o crescimento secundário é o resultado da actividade dos dois meristemas laterais, o câmbio cortical (ou felogénio) e o câmbio vascular. A partir dos meristemas laterais, o crescimento secundário aumenta a largura da raiz ou do caule da planta, ao invés de seu comprimento.
Os dois tecidos meristemáticos envolvidos no crescimento secundário da raiz são o câmbio vascular, que permite o crescimento do cilindro central, e o câmbio suberógeno ou felogênio, que permite o crescimento da periderme (casca).
Estrutura Secundária Como na raiz, a estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma os tecidos vasculares secundários, e do felogênio que dá origem ao revestimento secundário - periderme.
O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.
Os caules são estruturas aéreas da planta que crescem perpendiculares ao solo e são responsáveis por sustentar seus órgãos e fazer a condução da seiva. Todos os caules possuem um meristema apical, também chamado de gema apical, onde ocorre intensa proliferação celular, o que promove o crescimento do caule.
As principais estruturas do caule são: gemas, zona de alongamento, nós e entrenós (Figura 1). As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos. A zona de alongamento é a região que ocorre o alongamento dos entrenós.
Tecidos meristemáticos Os meristemas primários são responsáveis pelo crescimento longitudinal (crescimento primário) das plantas. São encontrados principalmente no ápice dos caules e das raízes. ... Os meristemas secundários ocorrem nas plantas que apresentam crescimento em espessura (crescimento secundário).
epiderme Os tecidos que compõem a estrutura primária da raiz são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.
O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.
Se for cortado transversalmente, o caule apresentará três divisões: epiderme, córtex e sistema de circulação. A parte epidérmica é a primeira das camadas e possui apenas uma cobertura celular. As células da epiderme possuem um revestimento a base de cera. Essa substância, chamada de cutícula, serve para impedir que o caule perca água.
As principais funções de um caule são dar suporte para as outras partes de uma estrutura vegetal, ou seja, é ele que mantém tudo em pé. Existem caules cuja função é armazenar água e outras substâncias para o sustento da árvore.
O crescimento secundário (crescimento em espessura) (Figura 4) resulta da atividade de dois meristemas laterais: o câmbio vascular e o câmbio da casca, originados a partir dos meristemas primários, procâmbio e meristema fundamental de forma respectiva.
CAULE Anéis de crescimento: camada de crescimento no xilema ou floema secundários, vista em seção transversal, resultante da atividade peri ódica do câmbio. Lenho inicial ou primaveril Lenho tardio ou outonal
Como pegar o suicune no Fire Red?
Como faço para acessar meu Instagram no PC?
O que faz o convertedor de ferrugem?
Como achar um item em uma lista Python?
Como mexer no aplicativo Gerenciador de Arquivos?
Como pegar o número do Coren pelo site?
Como entrar no aplicativo SNAP?
Como pedir referências pessoais?
Como fazer um jogo de PlayStation 2 pegar?
Como pegar o cristal de ametista?
Como tirar informe de rendimentos Itaú pelo celular?
Como adiar parcelas de empréstimo Banco do Brasil?