Para se mover para cima, os foguetes expelem para baixo enormes jatos de gás aquecido. Dessa maneira, de acordo com a lei da ação e reação, os gases expelidos empurram o foguete para cima. ... A força motriz dos foguetes é chamada de empuxo.
hidrazina
Os principais propelentes utilizados em foguetes e satélites são a hidrazina, que é o combustível, e o tetróxido de nitrogênio, a substância que provoca a reação de queima.
É mais ou menos isso que as naves fazem no espaço: despejam um pequeno "jato" de ar comprimido na direção contrária de onde querem ir. E como é vácuo e não existe resistência, nem precisa de muito para se movimentar. Exatamente por não haver força contrária que é relativamente simples se mover no espaço.
Mas como isso funciona? De acordo com a NASA, a propulsão elétrica “usa a energia coletada por painéis solares (propulsão elétrica solar) ou um reator nuclear (propulsão elétrica nuclear) para gerar empuxo, eliminando muitas das necessidades e limitações de armazenamento de propelentes a bordo”.
Isto acontece porque um foguete precisa elevar não só a carga útil (satélite, sonda, etc.) mas também o combustível, a estrutura de suporte para os tanques, motores ou bocais de exaustão.
Contudo, a maioria das naves espaciais atuais são propulsionadas pela liberação de gás pela parte posterior do veículo submetido a velocidades elevadas através de uma tubeira De Laval, formando o que é designado como motor de foguetão ( foguete, no Brasil ).
Quando, contudo, o objetivo é lançar uma nave no espaço, ela deve escapar em definitivo da atração da Terra e entrar no espaço exterior. Para tanto, precisa de uma velocidade maior do que a utilizada nos satélites: 11,2 km/s de velocidade (o que chamamos de velocidade de escape ).
A propulsão de naves espaciais se refere a qualquer um dos vários métodos utilizados para modificar a velocidade de uma nave espacial ou de um satélite artificial.
As naves espaciais concebidas para viagens interplanetárias também necessitam da aplicação de métodos de propulsão. Necessitam de ser impelidas da órbita terrestre, tal como os satélites. Chegando aí, necessitam de sair de órbita e moverem-se para o local desejado.
Como montar uma CIPA passo a passo?
O que a função DIAS360 faz o que ela calcula?
Como montar um time no showdown?
Como saber se o meu cartão PagSeguro e crédito?
Como é feita a gordura hidrogenada?
Em que posso usar gordura vegetal?
Como usar o chá de guanxuma no cabelo?
Como imprimir o boleto da anuidade do Coren?
Como funciona a garantia de um produto comprado pela internet?
Como devo usar a glicerina no rosto?
Como usar glicerina no cabelo orgânico cacheado?
Como Imprimir do notebook para impressora Epson?
Como interpretar um projeto Topografico?
Quais são os pressupostos da relação de emprego?