Mãe de sete dos 13 filhos de Jacó, Lia morre antes do marido decidir partir para o Egito. Na Bíblia, o falecimento dela também é retratado com discrição. No livro consta que ela foi sepultada no túmulo da família de Jacó em Macpela, Hebrom, mais precisamente em Gênesis 49:31.
A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.
Muito se falou da forma como os autores retrataram as mortes de Lia e Raquel, as irmãs esposas de Jacó na novela Gênesis. Ambas faleceram na história, assim como ocorre na bíblia – de onde vem a inspiração para a trama -, mas mesmo tendo importância, não ganharam muito destaque no desfecho.
Lia morreu antes de Jacó e foi enterrada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca. Já Raquel foi enterrada no caminho de Efrata, ou Belém, onde Jacó ergueu uma estela sobre o túmulo.
Após tramar diversos planos para se vingar de Jacó, Esaú acabou perdoando o irmão após sua volta a Canaã. Eles se abraçaram e deixaram todas as desavenças para trás. Depois, Esaú apareceu em sua última cena, ao lado de sua família, dizendo que estava partindo para as montanhas.
37 curiosidades que você vai gostar
Ele foi pai de três filhos: Jeús, Jalão e Corá — nessa ordem. A esposa número quatro foi Basemate, filha de Ismael, que deu a Esaú apenas um filho, Reuel (Re û ēl, provavelmente se pronunciava “Raguel”) — o mesmo nome de Jetro, o sogro de Moisés [cf. Êx 2.18; Nm 10.29]).
A história se concentra na perda de Esaú de seu direito de primogenitura para Jacó e no conflito que se seguiu entre suas nações descendentes por causa do engano de Jacó a seu pai idoso e cego, Isaque, a fim de receber a bênção / direito de primogenitura de Esaú de Isaque.
Lia realmente nunca foi a mais amada e querida por Jacó, isto é fato! No entanto, alguns detalhes desta história foram alterados para poderem ser retratados na novela "Gênesis", da Record TV. Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus.
Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.
Como esvaziar a memória do celular?
Quantos Watts tem um ar condicionado split 9000 BTUs?
Pode pagar boleto depois das 17h?
Como estimular crescimento altura?
Quantas vezes por semana posso treinar antebraço?
Quanto é para contratar o belo?
Qual a diferença entre vetor é agente causador da doença?
Porque o bebê sorri quando está dormindo?
O que são tecnologias leves e duras em saúde?
Como sacar dinheiro da conta Nubank na lotérica?
Quantas horas o enalapril faz efeito?
Quem são os maiores compositores de óperas do período clássico?
Como energizar pedras 7 Chakras?
Qual é a terceira fase do Processo de enfermagem?