A Revolução Industrial se relaciona com Primeira Guerra Mundial na medida em que os principais envolvidos no conflito foram países industrializados (França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos) e o conflito assumiu a escala que teve por ter sido a primeira grande guerra entre nações que já haviam se industrializado.
Resposta: Baseada no aço e no ferro, nas comunicações e nos transportes, a Segunda Revolução Industrial, na década de 1880, criou um poder de fogo nunca antes visto”, explicou Jay Winter, professor de história pela Universidade de Yale (EUA). De acordo com ele, a Primeira Guerra Mundial foi dominada pela artilharia.
O imperialismo tem relação com a segunda revolução industrial, pois com o esse avanço da indústria, foi preciso encontrar novos mercados consumidores dos produtos, além de encontrar fontes de matéria-prima. Os países da África e Ásia foram amplamente dominados nesse período.
A produção de munição em massa, além de meios de transporta inéditos, por exemplo, foram úteis e essenciais para caracterizar este que foi um dos maiores conflitos já ocorridos no mundo, e um dos primeiros a incluir um grande número de nações.
A corrida colonial africana produziu inúmeros atritos entre os países colonialistas, constituindo-se mesmo num dos fatores básicos do desequilíbrio europeu, responsável pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. A Ásia mantivera-se isolada até o século XIX.
Os principais países europeus que tiveram destaque na industrialização foram a Alemanha e a França. Em menor escala, a Holanda, a Bélgica e a Itália, também participaram dessa revolução.
O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919, em Paris, na França – há exatos 100 anos, portanto -, celebrando um acordo de paz entre os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial.
Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos ...
Os vultuosos investimentos marcaram o surgimentos da chamadas “mega empresas” e a ascensão do capitalismo monopolista. ... A esse processo de expansão do capitalismo, damos o nome de imperialismo, uma das principais consequências da Segunda Revolução Industrial.
Segunda Revolução Industrial é marcada por diversas características por se tratar de um momento histórico importante para o desenvolvimento da indústria, avanços tecnológicos e aumento da produtividade. Entre as principais características da Segunda Revolução Industrial, destacamos:
Proveniente da Primeira Revolução Industrial, a acumulação de capitais e a formação de uma nova estrutura econômica permitiram um maior volume de investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias produtivas e na busca de métodos mais baratos de produção, garantindo, assim, a ampliação dos lucros.
Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas.
→ Terceira Revolução Industrial. A Terceira Revolução Industrial iniciou-se a partir de 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Essa fase também é chamada de Revolução Técnico-científica. Nesse período, houve um avanço tecnológico até então nunca vivenciado.
Como contabilizar doação ou brinde?
Qual é o principal papel da alta administração no mapeamento do fluxo de valor?
Qual o valor do IPVA da S10 Flex 2007?
Porque Brahma é considerado o primeiro deus da Trimúrti do hinduísmo?
Como perceber que está perdendo barriga?
Quais os efeitos colaterais da pholia magra?
Qual é o benefício de ter um smartwatch?
Tem que lavar o cabelo antes de aplicar o tonalizante?
Quanto tempo leva para emagrecer com picolinato de cromo?
Onde os minérios são encontrados?
Como se chama uma palavra com 1 sílaba?