Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto. O acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, é outra consequência frequente da hipertensão.
A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou morte cardíaca súbita), insuficiência renal ou acidente vascular cerebral em uma idade precoce.
Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insufciência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insufciência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Além do coração, hipertensão prejudica o cérebro, os rins e os olhos.
23 curiosidades que você vai gostar
A pressão alta faz com que os vasos sanguíneos que chegam aos rins se tornem mais rígidos e grossos. Como consequência, a quantidade de sangue que chega a estes órgãos é menor e eles se tornam incapazes de eliminar impurezas e substâncias que que, em excesso, fazem mal ao corpo, como o sal.
Ou seja, as alterações no fluxo sanguíneo podem afetar de modo negativo outros órgãos e funções do corpo. Rins, coração e sistema nervoso central são os que mais sofrem as consequências da pressão alta.
A HAS não controlada aumenta risco de complicações. Não tratar ou não controlar a pressão arterial, eleva o risco de sofrer derrame, ataque cardíaco, doença vascular, doença renal e insuficiência cardíaca.
A hipertensão arterial de difícil controle, também chamada de hipertensão resistente, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos. Pacientes que permanecem com a pressão arterial descontrolada de forma crônica apresentam elevado risco de doenças cardiovasculares.
Quantas Lamborghini veneno existem?
Qual a função do remédio Tamarine?
Que tipo de nervos são os Raquidianos?
Quantos UI vitamina D por dia?
Quantos orbitais tem o subnível D?
Quais os três tipos de condutores?
Quais as principais diferenças entre hormônios e neurotransmissores?
Qual a natureza da sentença que concede o perdão judicial?
Qual é a maior parte do cérebro?
Quantas horas por dia pode trabalhar em telemarketing?
Quais são as 7 formas de arte?
Quanto ganha um veterinário de animais de grande porte?
Quem pode fazer o Encceja 2021?
Porque não pode colocar óleo na água do macarrão?
Qual a melhor posição para o bebê dormir quando esta com cólica?