Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto. O acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, é outra consequência frequente da hipertensão.
A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou morte cardíaca súbita), insuficiência renal ou acidente vascular cerebral em uma idade precoce.
Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insufciência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insufciência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Além do coração, hipertensão prejudica o cérebro, os rins e os olhos.
23 curiosidades que você vai gostar
A pressão alta faz com que os vasos sanguíneos que chegam aos rins se tornem mais rígidos e grossos. Como consequência, a quantidade de sangue que chega a estes órgãos é menor e eles se tornam incapazes de eliminar impurezas e substâncias que que, em excesso, fazem mal ao corpo, como o sal.
Ou seja, as alterações no fluxo sanguíneo podem afetar de modo negativo outros órgãos e funções do corpo. Rins, coração e sistema nervoso central são os que mais sofrem as consequências da pressão alta.
A HAS não controlada aumenta risco de complicações. Não tratar ou não controlar a pressão arterial, eleva o risco de sofrer derrame, ataque cardíaco, doença vascular, doença renal e insuficiência cardíaca.
A hipertensão arterial de difícil controle, também chamada de hipertensão resistente, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos. Pacientes que permanecem com a pressão arterial descontrolada de forma crônica apresentam elevado risco de doenças cardiovasculares.
Como transportar um paciente com dreno de tórax?
Como unir duas apresentações de slides?
Pode transportar garrafa de whisky no avião?
É permitido transportar combustível?
Como fazer manutenção em casa de unha de gel?
Como compartilhar vídeos no Microsoft Teams?
Quais são os elementos que fazem ligações iônicas?
Como transportar um aquário grande?
Qual o benefício da tabela SAC?
Como que faz a nota mi no violão?
Como transformar várias colunas em uma só?
Como liberar o Reptile no mk1?