A Educação Popular visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social objetivado trabalhar as necessidades populares.
A Educação Popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. ... A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
A Educação Popular caracteriza-se por uma forma de educar horizontal, dialógica, que res- peita os saberes dos educandos e tem como princípios a ética, a solidariedade e a transformação social.
a educação popular, na qualidade de política, tem por objetivo caracterizar a situação das classes populares na América Latina, submetidas à hegemonia (posta ou adaptada) das classes dominantes, frações de classes, grupos de interesses e poder e grupos culturais que lhes são estranhos.
A educação popular em saúde busca não apenas a construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, mas a intensificação da participação popular radicalizando a perspectiva democratizante das políticas públicas.
É preciso aprender a interagir com o conhecimento e o saber popular. É preciso fazer com que as duas formas de conhecimento interajam entre si. O intelectual não deve se aproximar da “favela” com uma lista de problemas e críticas prontas, sem interagir, sem discutir com ele.
A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. ... Sua principal característica é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino.
A educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços ...
LEMBRETE: 1. O Histórico Escolar é o documento oficial que registra, com autenticidade, a vida escolar dos alunos. Portanto, não pode conter emendas ou rasuras. 2. Se apresentado em fotocópia, após conferência com o original, deverá ser registrada a expressão: “Confere com o original”, o secretário deverá datar, apor o seu carimbo e assinar.
A partir deste conhecimento da História da Educação é possível compreender de onde veio a estrutura do Ensino Público no país e fazer relações entre a educação da época do Brasil Colônia e do Império e a Educação Pública dos dias de hoje. De acordo com Dermeval, é possível analisar estas relações de forma positiva e negativa.
Em um primeiro longínquo sentido, as formas – imersas ou não em outras práticas sociais, através das quais o saber das classes populares ou das comunidades sem classes é transferido entre grupos ou pessoas, são a sua educação popular. (BRANDÃO, 1986, p.
A educação popular pode ser aplicada em qualquer contexto, mas as aplicações mais comuns ocorrem em assentamentos rurais, em instituições sócio-educativas, em aldeias indígenas e no ensino de jovens e adultos, processos educativos no SUS.
Quais são os 10 cães mais inteligentes?
Quando o MP é titular da ação penal?
O que comer antes do treino para não sentir fraqueza?
Como usar base fermento ativa?
Quais são os antibióticos mais potentes?
Pode tomar cetoprofeno antes da cirurgia?
Quanto ganha um assistente administrativo meio período?
Qual foi a primeira ONG criada no Brasil?
Que tipo de sapato usar com calça jogger?
Qual o prazo para entrar com recurso no STJ?
Como saber se a música é 320 Kbps de verdade?
Porque a cebola baixa a pressão?
Como mudar USB 3.0 para 20 BIOS?
O que tomar para cabelo crescer mais rápido?
Quais são as fases da anestesia geral?
O que é desigualdade social e quais suas principais causas?