Entre as dez competências gerais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dois itens traz a tecnologia como habilidade para o aprendizado. Enquanto uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais, a outra fala em utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.
No entanto, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é previsto o uso da tecnologia nas escolas. O objetivo da disciplina, de acordo com o órgão, é oferecer aos alunos conhecimento necessário para que eles utilizem os recursos tecnológicos de forma crítica e responsável.
O desafio do desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela BNCC, em tempos de educação remota. ... O documento estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver ao longo da escolaridade básica.
A BNCC propõe uma gama de eixos temáticos que visam organizar objetivos e habilidades, como oralidade, leitura, conhecimentos linguísticos, dimensão intercultural, etc. Com a gamificação, é possível desenvolver jogos interdisciplinares híbridos para prática do idioma, por exemplo, assim como é exigido pela BNCC.
Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.
Tudo deve ser avaliado, de forma que a BNCC, sem que o tempo do aluno seja esquecido. Fazer o planejamento de acordo com a BNCC para 2021 não será tarefa simples. Vai ser preciso considerar diversos fatores, que vão desde o acesso às aulas que os estudantes tiveram em 2020, até o tempo de permanência deles na escola.
Planejamento anual de acordo com a BNCC: principais passos
4 Maneiras para aplicar a gamificação na educação infantil
Contudo, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é previsto o uso de tecnologias com o objetivo de que os alunos a utilizem de maneira crítica e responsável ao longo da Educação Básica. Preparamos este artigo sobre como a tecnologia é contemplada na BNCC e como pode ser aplicada ativamente no contexto de sala de aula.
Assim, a BNCC prevê que a escola possibilite aos estudantes apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se fluentes em sua utilização. Deve acontecer, também, a consolidação da aplicação dos recursos tecnológicos em cada disciplina, conforme explicitada nas orientações para o Ensino Fundamental.
Competências tecnológicas da BNCC: saiba por onde começar! Um dos assuntos que mais tem sido discutidos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o desenvolvimento das 10 competências que irão se articular na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores dos alunos de Ensino Básico.
O objetivo da BNCC é garantir que os conteúdos, habilidades e competências sejam os mesmos para todos os estudantes do Brasil, independente da localização. O documento deve ser interpretado como um conjunto de orientações para nortear a elaboração dos currículos pedagógicos em escolas particulares e públicas.
A população brasileira é formada por quais etnias?
Como se escreve a palavra formasse?
O que significa a palavra orgulhando?
Solar da marquesa de santos no rio de janeiro?
O que significa a palavra repomos?
Quantos anos tem rodrigo cintra?
Marquesa de santos quantos filhos?
Em que cidade fica a chapada dos veadeiros?
O que significa a palavra Calcule no grego?
Quem tem trombose pode comer carne de porco?
Para que serve acelerometro e giroscopio?