A Bíblia diz: O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10).
Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.
Bíblia, livro do Eclesiastes.
“A alma dos animais é caracterizada por duas qualidades: a qualidade de raciocínio, que é obra do trabalho e da razão, e a qualidade de comandar o movimento.”
Provérbios 12:10 - O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. - Bíblia.
A doutrina, porém, é clara no seguinte: “É contrário à dignidade humana fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles o que deveria prioritariamente aliviar a miséria dos seres humanos.
39 curiosidades que você vai gostar
O parágrafo §2418 do Catecismo vem gerado muita discussão na internet, isso porque de acordo com o magistério da igreja é contrário a dignidade humana tratar os animais como pessoas e isso inclui tratar um cachorro ou um gato como filho.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS) alerta que profissionais que fazem a cirurgia e até mesmo os donos dos animais podem ser punidos. Desde 2008, uma norma federal proíbe cortar orelhas e rabos de cães, operar cordas vocais dos cães para eles não latirem, e cortar garras e falanges de gatos.
Abandono pode trazer problemas de saúde pública
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
O provérbio nos mostra que o ódio promove discussões, discórdia, brigas... esse é o significado de “contenda”. O amor, ao contrário, é maior que as ofensas, cobre os pecados, vai além das transgressões!
A doutrina espírita nos ensina que os animais possuem alma, porém, ela é diferente dos humanos porque está em diferentes fases evolutivas. E ainda, os animais evoluem, mas não como nós, eles evoluem pela “força da natureza”, ou seja, por situações que são alheias a sua vontade.
Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.
O céu dos animais, assim como aquele direcionado a nós, se encontra no paraíso divino. É por causa disso que iremos nos reencontrar com os nossos amigos, os quais aprendemos a amar na vida terrena. Os animais, bem como os seres humanos, são seres dotados de alma.
“Os animais não são coisas nem objetos, são criaturas de Deus, ou seja, criados por Deus segundo o relato bíblico e por isso devem ser amados e respeitados.
A história sobre Balaão e a sua jumenta (que falou!), está descrita na bíblia, no livro de Números, parte do velho testamento.
O termo abstemia faz referência às pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas, chamadas de abstêmios.
“Quem pecou não peque mais” ― era isso que recomendava o padre Cícero na sua benção vespertina. “Reze o Eu pecador, faça penitência e peça misericórdia”.
2 Coríntios 5:17 "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
UIPA – União Internacional Protetora dos Animais: Mais antiga associação brasileira de defesa dos direitos animais, fundada em 1895. Mantém uma clínica veterinária e um abrigo com mais de 1200 animais destinados à adoção.
Conheça São Francisco de Assis e entenda por que ele é o padroeiro dos animais.
O Congresso Nacional recebeu, na noite desta quarta-feira (6), projeção de frase em comemoração de um ano de publicação da Lei Sansão (Lei 14.064/20), que aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. O crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proíbe as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural dos animais.
As resoluções do CFMV nº 1027/2013 e 877/2008 vedam o corte de cauda (caudectomia), de orelhas (conchectomia) e a eliminação das cordas vocais (cordectomia) em cães. Também não permite a retirada das garras em felinos (onicectomia).
As denúncias podem ser feitas em Delegacias de Polícia ou pelo site do Ministério Público Federal ou ainda, pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.
A resposta é não, não é errado tratar seu amor de estimação como filho. Porém como dizem “tudo em excesso faz mal”. Se você trata seu cão como um filho mimado, dependente, inseguro, autoritário, sim, é um problema tanto para o cão, quanto para quem vive com ele. Você conhece o termo chamado de humanização de pets?
São exemplos de patrimônio cultural e material?
Quais são as despesas comerciais?
O que não pode beber com pedra nos rins?
Pode tomar paracetamol de estômago vazio?
Quanto rende 500 mil na poupança 2020?
Quantos dias dura uma enxaqueca forte?
Qual areia usar na quadra de Beach Tennis?
Qual é o selo de cruelty free?
O que é regionalismo na geografia?
O que colocar em ponto forte no currículo?
Quantos ovos avestruz põe por dia?
Quando a molécula sinalizadora atua na própria célula sinalizadora?
Qual é o principal problema da agricultura brasileira?