“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).
Perdoar é reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa. O perdão é um ato de decisão no que se refere às questões internas que perturbam a paz de um indivíduo. Neste artigo, mostramos o poder do perdão e como desenvolver essa habilidade. Confira!
A partir do momento em que se perdoa, é possível se livrar desse sentimento ruim que ficou guardado. Por isso é tão importante liberar o perdão, porque através desse gesto torna-se possível libertar a si mesmo.
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.
Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal – mesmo que a pessoa não mereça.
33 curiosidades que você vai gostar
O ato do perdão te deixa mais leve e tranquilo e reduz condições prejudiciais à saúde, como o estresse e a raiva. O que, consequentemente, melhora a qualidade do sono e a fadiga, desempenhando um papel fundamental na manutenção do bem-estar.
Enright explica que o processo do perdão tem quatro fases: reconhecimento da raiva, decisão de perdoar, entendimento sobre as dificuldades do agressor e libertação da dor emocional. O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações.
O ressentimento desgasta física e emocionalmente. Aliás, é um sentimento que pode levar à distúrbios mentais e emocionais. Tais como: depressão; ansiedade; ataques de pânico; alterações no sistema imunológico; dificuldades cardíacas e outros problemas físicos relacionados com o nível de stress do nosso organismo.
Se recusar a perdoar leva à perda da possibilidade de aprendizado, de conhecer mais a si e o outro. Entrar em contato com a própria humanidade pode ser um primeiro passo que vai ajudar a identificar mais facilmente como enfrentar a situação.
Quais são as trava-línguas Infantiles?
Como conseguir guardar dinheiro todo mês?
Quanto custa para tirar carteira de motorista internacional?
Tem como transferir um mundo para outro Minecraft?
Como enviar arquivos de um computador para WhatsApp?
Qual o investimento para abrir uma marmitaria?
Como gravar a tela do PC e colocar no YouTube?
Como entrar na Aeronáutica Feminina 2022?
Tem como jogar os jogos da Steam sem internet?
Quanto tempo devo guardar os discos de tacógrafo?
Como inserir Número de páginas no Word 1 de 2?
Qual a melhor forma de conservar cebola?
Qual aplicativo para fazer apostas na loteria?
Como os três aventureiros reconhecem na cratera?
Quanto tempo dura a caneta Posca?
Como conservar atum na geladeira?
Como guardar dinheiro em 1 ano?