De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
A arte harmoniza a existência do ser humano. ... Problemas, tristezas e dificuldades humanas podem ser minimizados pela arte. Cores, movimentos, sons, palavras, luzes, construções, traços e vibrações, representam imagens, sentimentos, descobertas de cada momento de nossa vida.
Através das artes temos a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradições e crenças.
Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Mas além disso, a arte pode mudar a vida de alguém com uma revolução completa, impedindo desgraças pessoais e até mesmo vícios.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
30 curiosidades que você vai gostar
A arte tem grande influência e reflete as características culturais. Se por um lado a sociedade produz a arte, por outro lado a arte também constrói a sociedade, através do espaço da memória. Arte é cultura, que por sua vez é sensibilidade e cidadania.
Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A beleza e a feiúra do mundo, a realidade e o sonho, fazem parte da arte. A obra artística, enquanto objeto produzido pelo homem, revela o próprio homem - quem ele é e o que pretende ser, aquilo que faz e o que pretende fazer, aquilo de que gosta e o que lhe desgosta, o que lhe dá prazer e o que causa dor.
A arte pode humanizar no sentido em que também gera renda ao individuo, tirando-o da marginalidade; inserindo-o ao contexto econômico e social. O homem produz arte e pode utilizar-se dos lucros que ela gera, com a comercialização, através de feiras e exposições.
A arte solicita da pessoa interação, reflexão, concentração organização de ideias, pensamentos e formas hábitos de trabalho e a pessoa se educar. ...
Qual o papel da arte na formação da sociedade? Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações.
A arte como benefício para a saúde mentalMomento de lazer e descontração.Melhora a concentração.Alivia do nível estresse.Trabalha a ansiedade.Libera “hormônios da felicidade”Ginástica para o cérebro.Forma de autoconhecimento.A Arteterapia como forma para cuidar da saúde mental e emocional.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Na opinião de alguns estudiosos desse assunto, o campo artístico nos revela os valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo. Ao detectar um conjunto de evidências perceptíveis na obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa de relacionar estes vestígios com algum traço do período em que foi concebida.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.
A arte é importante porque não é “atividade”, nem “disciplina”, muito menos “dom”. Arte é dimensão da Vida-Acesa. Arte é direito de conhecermos como fazemos presença-no-mundo, presenças-coletivas e compar-trilhadas. Arte é um estado criatível (um estado de ser-constante-em-criação).
Marx, em plena metade do século XIX, distingue, na evolução do capitalismo, dois tipos de transformação: um progressivo, de desenvolvimento das forças produtivas, outro revolucionário, provocado pela contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e o sistema institucional.
Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.
Decorre de hábitos e costumes que deixam de fazer ou que começam a fazer parte do cotidiano das pessoas. Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.
A sociedade tem uma forte ligação com a arte, seja ela traduzida em pintura, fotografia, literatura, música, dança, teatro ou cinema. Muitas vezes, essa ligação é inconsciente e por isso nunca paramos para pensar sobre qual é o verdadeiro papel da arte na construção da sociedade.
A atitude de arte torna-se um mecanismo de produção do sujeito moral, e o processo tende a se compor como uma arte da atitude. Assim, a obra de arte passa a ser entendida como um modo de vida de onde emerge uma nova sensibilidade para com a existência.
« A arte é a expressão da sociedade no seu conjunto: crenças, ideias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos do seu tempo, às vezes até mais. » « A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a Natureza e descobre que ela também tem uma alma.
Como fazer uma assinatura para documentos?
Qual o fator do número primos?
Como saber se meu cartão Santander e de crédito?
Porque as pessoas jogam bebida pro santo?
Quem foi o maior soldado brasileiro?
Quais benefícios um membro da CIPA tem?
Como saber o número de funcionários de uma empresa?
Qual a melhor criptomoeda para investir agora?
Quais causas de pressão baixa?
Quantos comprimidos de Centrum devo tomar por dia?
Como redefinir Apple Watch máximo de tentativas?
Quais são os tipos de resistores mais utilizados?
Que tipo de alimento não se deve comer com inflamação no pâncreas?
Como processar uma pessoa por assédio?