Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
A Caatinga é o bioma brasileiro que ocupa cerca de 844 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território do país, e engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
A vegetação da caatinga é formada por plantas xerófitas, isto é, que estão adaptadas a climas desérticos e semiáridos. Para facilitar o armazenamento da água, as raízes das plantas costumam cobrir o solo.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.
33 curiosidades que você vai gostar
9 estados brasileiros. Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais.
800 mil. quilômetros quadrados.
932. espécies de plantas.
178. espécies de mamíferos.
591. espécies de aves.
177. espécies de répteis.
espécies de anfíbios.
241. espécies de peixes.
· A Caatinga compreende quase 10% da área total do território brasileiro, com aproximadamente 740.000 km2. ... · Uma área de Caatinga mais conservada pode abrigar cerca de 200 espécies de formigas, enquanto nas mais degradadas há de 30 a 40.
Esse bioma conta com uma vegetação bastante diversificada, que varia das formas campestres às formações florestais densas. Como exemplos de vegetações do Cerrado, podemos citar os Campos Limpos e os Cerradões. ... A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas.
Caatinga arbórea: composta por florestas que apresentam árvores que podem atingir até 20 metros de altura. Caatinga arbustiva: composta por árvores baixas com até 8 metros de altura, como o xique-xique e a macambira. Mata seca: composta por florestas situadas próximo de encostas e topos de serras.
A vegetação da caatinga constitui um tipo de vegetação adaptada à aridez do solo e a escassez de água da região. ... Nas regiões mais secas aparecem também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique, que servem de alimento para os animais, na época de seca, e as bromeliáceas (macambira).
Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. ... Apresenta plantas de pequeno porte em comparação ao restante da vegetação da Amazônia e que costumam ser hidrófilas, ou seja, adaptadas à umidade.
O Pantanal está localizado num área de planície, com altitudes médias em torno de 120 metros. Possui perfil do relevo bastante regular, e por esse motivo, apresenta diversas áreas e bacias de inundação, no verão, essas áreas chegam a ser 80% do bioma.
O tipo de solo mais comum é o raso e pedregoso, que apresenta plantas de baixo porte (arbustos) e cactáceas. É comum este solo sob a depressão sertaneja, a porção mais plana do relevo. As serras e as chapadas são as porções mais altas.
A Caatinga abriga cerca de 178 espécies de mamíferos, que são representados por marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, dentre outros. ... Também é possível encontrar nesse bioma muitas espécies de morcegos.
A Caatinga é um bioma brasileiro cujo nome tem origem tupi-guarani, significando “floresta branca”. ... Dentre as espécies pertencentes à flora da Caatinga, podemos citar o mandacaru, o umbuzeiro e o juazeiro. Dentre as espécies pertencentes à fauna, podemos citar o gavião-carcará, o mocó e a arara-azul-de-lear.
Animais da caatinga
Arara-vermelha.
Preguiça-comum.
Onça-parda.
Jaguatirica.
Tamanduá-bandeira.
Tatu-bola-da-caatinga.
O domínio morfoclimático da caatinga está localizado principalmente no interior da região nordeste, no chamado sertão nordestino. ... O relevo é baixo, sendo dominado por depressões, especialmente no sertão, embora em suas bordas possamos encontrar outras formações como os planaltos.
O Cerrado apresenta vegetação distribuída em formações savânicas, florestais e campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós. Além das árvores de troncos tortuosos, existem também cactos e orquídeas nesse bioma brasileiro.
Água doce: a maior riqueza dentre os recursos naturais do cerrado. É comum associar o cerrado a uma paisagem seca e árida, no entanto, nem tudo é o que parece! O cerrado é a fonte de água doce mais importante do Brasil, estando oito bacias hidrográficas brasileiras localizadas nesse bioma.
Pampa. Encontrada no sul do país, o pampa é formado, principalmente, por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras. Os Pampas apresentam formações vegetais como savana, estepe e florestais estacionais. Essa vegetação surge no Brasil, exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical.
As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam o território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.
Seus principais impactos ambientais são a formação de grandes latifúndios para a criação de gado, desmatamentos para formar pastagens e implantar indústrias, exploração irregular de recursos hídricos, de combustíveis fósseis e projetos de irrigação e drenagem executados sem critério, que provocam a salinização do solo ...
Os efeitos do desmatamento da Caatinga são diversos, em razão da importância da vegetação para a região que ocupa. ... Com a remoção da vegetação, o problema é intensificado, além de tornar os solos mais expostos e, por isso, altamente propensos a erosões e outros problemas ambientais, como a salinização.
O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio. A sua flora também é gigantesca, com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas.
Quanto o produtor recebe por um litro de leite?
Quantas armas o policial militar da Bahia pode ter?
O que causa a falta de ferro no organismo?
O que aconteceu com a família do Muzan?
Como identificar uma cobra jararaca?
O que significa ter um objetivo?
Pode tomar suco de limão quando está com diarreia?
Quais são os 8 princípios da qualidade?
O que é Libras e suas características?
Vai ter Auxílio Emergencial em novembro?
Quais erros não cometer em uma entrevista?
Quais são as características da advocacia?
Quando o cachorro fica triste o que pode ser?